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    03-06-2022
    Vagas são destinadas a estudantes dos cursos de graduação e benefícios serão pagos até dezembro. Veja como concorrer.

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai abrir inscrições para duas modalidades de bolsas oferecidas a estudantes dos cursos de graduação da UEM, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG).

    A partir de 20 de junho, será iniciado o prazo aos interessados em concorrer a uma das vagas do Programa Monitoria, com data limite em 1º de julho.

    São bolsas concedidas com o objetivo principal de estimular a iniciação à docência, de forma a contribuir com a formação de recursos humanos para o ensino. As inscrições devem ser feitas nas secretarias dos departamentos, por e-mail ou outro sistema eletrônico, enviada às respectivas secretarias mediante o preenchimento de formulário próprio de requerimento.

    A seleção para definir quais estudantes darão monitoria ocorrerá de 5 a 13 de julho e a divulgação do resultado final será no dia 15 de julho, em edital.

    No ato da admissão, quem for convocado assinará Termo de Compromisso com a instituição, sem qualquer vínculo empregatício, para desenvolver as atividades a partir de 18 de julho.

    Serão 12 horas de atividades semanais, com a orientação de um professor. O pagamento mensal, em forma de bolsa acadêmica, ocorrerá até o final do ano civil, ou seja, dezembro de 2022. Dúvidas podem ser sanadas por meio do Edital nº 001/2022 – DEG, com instruções.

    O valor da bolsa-auxílio, nas duas modalidade, é de R$ 240 mensais.

    BOLSA-ENSINO – De 11 a 21 de julho serão aceitas inscrições para o Programa de Bolsa-Ensino de 2022 destinada a acadêmicos participantes de projetos de ensino da UEM, conforme a Resolução nº 032/17-CEP.

    As inscrições deverão ser encaminhadas à DEG por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em requerimento próprio, devendo ser anexado o histórico escolar. Cada coordenador poderá efetuar no máximo duas inscrições por projeto.

    A diretoria esclarece que as assinaturas do estudante e da coordenação do projeto no requerimento são obrigatórias. O requerimento de inscrição deve conter o título do projeto e o número do processo.

    O resultado final vai ser homologado no dia 26 de julho em edital específico. Os alunos selecionados serão convocados por e-mail institucional para assinarem o Termo de Compromisso, com início das atividades previsto para 1º de agosto. As bolsas serão pagas a partir de agosto até o final do ano civil vigente, dezembro próximo. Outras informações estão no Edital nº 002/2022 – DEG.

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    02-06-2022
    Os três cursos, além de gratuitos e presenciais, serão ministrados no período noturno. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 7 de julho.

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi contemplada em três editais submetidos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferecer cursos nas áreas de História, Música e Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Com isso, além de recursos financeiros para o custeio dos cursos, destinados aos professores da rede pública de educação básica em busca da formação de nível superior, a UEM irá obter verba para a concessão de bolsas.

    Os três cursos, além de gratuitos e presenciais, serão ministrados no período noturno. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 7 de julho.

    A aprovação dos projetos submetidos à Capes, uma agência de fomento ligada ao Ministério da Educação (MEC), sinaliza a importância da UEM na parceria com os governos federal, estadual e municipal para o sucesso do Parfor, uma iniciativa estratégica criada em 2007 visando estimular a oferta de cursos de licenciatura.

    O Parfor/UEM vinha mantendo turmas somente na área da Pedagogia, tendo entregue, em novembro de 2019, diploma para 29 professoras da rede pública matriculadas no curso de 1ª licenciatura. Com exceção de uma formanda, as demais professoras, de vários municípios da região, atuavam como docentes em sala de aula apenas com a formação do antigo curso normal em nível médio.

    Há estimativa de que no Brasil ainda existam 400 mil professores sem formação em nível superior, sem contar os que possuem nível superior, mas em áreas diferentes das que lecionam em sala de aula. A UEM é a instituição de ensino superior paranaense que congrega o maior número de docentes beneficiados pelo Parfor.

    LINHAS – As linhas oferecidas pelo programa são 1ª Licenciatura (para professores sem graduação), 2ª Licenciatura (para professores licenciados que atuam fora de sua área formação) e Formação Pedagógica (para bacharéis sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas).

    Podem se inscrever às vagas nos cursos oferecidos professores, educadores, atendentes, cuidador infantil ou aqueles que auxiliam em sala de aula, sendo da educação infantil ou fundamental. Para candidatar-se, o professor da rede pública de educação básica precisa se cadastrar ou atualizar seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica.

    PROGRAMA – O Parfor é um programa nacional implantado pela Capes, em regime de colaboração com as secretarias de Educação dos estados, Distrito Federal e dos municípios e as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal é permitir aos professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e, ao mesmo tempo, promover a melhoria da qualidade da educação básica.

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    02-06-2022
    Mauro Baesso se destaca entre pesquisadores fundamentais no desenvolvimento e evolução de técnicas e aplicações fotoacústicas, fototérmicas e outras relacionadas em diversas comunidades científicas.

    O professor Mauro Luciano Baesso, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu o prêmio sênior 2022 da IPPA, concedido bianualmente desde 2001.

    A premiação foi criada para reconhecer pesquisadores de destaque que foram fundamentais no desenvolvimento e evolução de técnicas e aplicações fotoacústicas, fototérmicas e outras relacionadas, que tenham forte impacto em diversas comunidades científicas da Física, Química, Biologia, Biofísica, Biomédica, Engenharias e Ciências da Saúde.

    Além do prêmio de U$$ 1 mil, o pesquisador contemplado recebe um certificado com a citação apropriada sobre o motivo de ter sido reconhecido.

    O prêmio sênior da IPPA será entregue na XXI International Conference on Photoacoustic and Photothermal Phenomena (ICPPP 21), a ser realizada em Bled, Eslovênia, de 19 a 24 de junho deste ano, em uma sessão plenária especial.

    O professor Gustavo Lukasievicz, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus de Medianeira, ex-aluno do grupo de Fototérmica do DFI/UEM, também foi premiado. Ele receberá na mesma data e local o Prêmio Jovem Cientista IPPA 2022.

    TRABALHO DE EQUIPE – Cientista premiado, Baesso foi reitor da UEM de 2014 a 2018, tem mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-doutorado pelo Institute of Science and Technology da University of Manchester, Inglaterra, e foi professor visitante no ETH Zuruque, Suíça. Também é professor dos programas de pós-graduação da UEM em Física e em Odontologia Integrada.

    Ele reforçou que a premiação se trata de reconhecimento pelo trabalho de equipe desenvolvido ao longo de mais de 30 anos na UEM. Lembrou da criação do grupo de pesquisa em ciências fototérmicas (hoje cadastrado no CNPq como “Photohermal Phenomena Laboratory”), por meio da parceria iniciada nos anos 90 com o professor Antonio Carlos Bento e, mais tarde, com os professores Antonio Medina Neto, Jurandir Hillmann Rohling, Nelson Guilherme Castelli Astrath, Francielle Sato, Luis Carlos Malacarne, Vitor Santaella Zanuto e Robson Ferrari Muniz, todos doutores, do Departamento de Física da UEM.

    IPPA – A International Association of Photoacoustic and Photothermal Phenomena (IPPA) foi criada há mais de 20 anos para representar a comunidade científica que estuda a fenomenologia da iluminação com geração de calor e sua propagação na matéria. A entidade surgiu na década de 1970, quando os fenômenos físicos descobertos em 1880 por Alexander Graham Bell (durante o desenvolvimento do telefone, chamado inicialmente de fotofone) foram utilizados para o desenvolvimento de técnicas sofisticadas para aplicações, envolvendo medidas de processos ópticos e térmicos em várias áreas da ciência.

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    02-06-2022
    As inscrições encerram em 24 de junho. Iniciativa promove a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras. A 4ª Obef é destinada a alunos das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do projeto “Educação Financeira Sustentável: base da prosperidade”, é parceira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na promoção da 4ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef), cujas provas (primeira fase) ocorrerão de 22 a 26 de agosto deste ano.

    O evento visa a estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Financeira no Brasil, despertar o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado da matéria desde a infância, e colaborar também para o empoderamento da população nacional para elevar o crescimento de renda.

    A Olímpiada ainda promove a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras. A 4ª Obef é destinada a alunos das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio do Brasil.

    As inscrições, gratuitas, estão abertas e prosseguem até 24 de junho, devendo ser efetuadas pela escola que tenha interesse em participar. O procedimento é preencher a planilha via link do site do projeto Educação Financeira para Toda a Vida e fazer a confirmação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. no prazo de até 48 horas.

    No ato da inscrição, além de preencher a planilha, a escola precisa informar o nome completo do aluno, CPF, data de nascimento, escola, série, turno, estado, cidade e e-mail do estudante para a realização da prova individual online e, ainda, comunicar se o aluno possui algum tipo de necessidade especial.

    A plataforma da aplicação da prova será informada após o término das inscrições, constando links de tutoriais e explicações sobre os procedimentos para o exame.

    As provas da segunda, terceira e quarta fases ocorrerão nos dias 12 de setembro, 22 de outubro e 5 de novembro, respectivamente. A partir de 12 de dezembro será disponibilizado no endereço eletrônico do Projeto de Extensão – Educação Financeira para toda a Vida, neste site, a lista dos medalhistas nacionais (ouro, prata e bronze). Em caso de não haver disponibilidade de recursos financeiros para medalhas e/ou premiações, os medalhistas farão jus às “medalhas virtuais”.

    Outras informações detalhadas estão AQUI.

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    17-05-2022
    Atividades começaram com um painel online. Iniciado em 2021, programa Prime consiste em uma pré-aceleração de negócios, voltada para estudantes e professores de universidades e empreendedores assistidos por agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica.

    Projetos inovadores que envolvem cascas de pinhão na adsorção de resíduos lançados no meio ambiente, passando por inteligência artificial na produção de hortaliças e legumes, até nanotecnologia para controlar superbactérias. Essas são soluções propostas por alguns dos 39 pesquisadores inscritos no Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022, que iniciou nessa segunda-feira (16) com um painel online sobre pesquisa aplicada, maturidade tecnológica e transferência de tecnologia.

    Programa do Governo do Estado, idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa consiste em uma pré-aceleração de negócios, voltada para estudantes e professores de universidades e centros universitários, públicos e privados, e empreendedores assistidos por agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica (NITs).

    O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, explica que ele foi pensado para transformar as pesquisas acadêmicas e científicas em produtos com potencial de mercado. “O intuito é oferecer apoio para os pesquisadores com ideias protegidas ou em processo de proteção, auxiliando as instituições para que possam obter resultados daquilo que é produzido em termos de conhecimento científico e de ideias protegidas”, afirma.

    A Fundação Araucária, a Superintendência Geral de Inovação (SGI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR) atuam como parceiros estratégicos do programa. Na etapa final, cinco finalistas participarão do Programa Acelera Impulse do Sebrae/PR, custeado pela instituição parceira.

    Neste ano, os projetos contemplam aplicações em áreas como agricultura e agronegócios; biotecnologia e saúde; energias sustentáveis e renováveis, e sociedade, educação e economia. Entre as ideias, 22 dispõem de patentes depositadas ou concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), requisito que habilita os participantes para seguirem até a etapa final da pré-aceleração.

    A jornada empreendedora será realizada totalmente em formato remoto, o que possibilita o alcance de pessoas em diferentes cidades e regiões paranaenses. Os pesquisadores do Prime 2022 residem em Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Cornélio Procópio, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Medianeira, Pato Branco, Rolândia, Santa Helena e, excepcionalmente, também Salvador, na Bahia, com uma participante. Além da distribuição geográfica, a presença feminina chama a atenção, com quase metade da turma composta por mulheres.

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