release
    28-03-2022
    Gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h desta segunda (28) e o resultado em 20 de abril.

    O 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência (PCD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) transcorreu normalmente na tarde deste domingo (27). Dos 68 inscritos, 57 realizaram a prova. O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h desta segunda-feira (28) em www.vestibular.uem.br e o resultado sai no dia 20 de abril.

    O vestibular seguiu rigorosos protocolos de biossegurança nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Nesta primeira edição são ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no ano letivo de 2022, previsto para iniciar no segundo semestre.

    O Vestibular PCD da UEM cumpre a Lei Estadual 20.443/20 e a Resolução 41/21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garantem o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. No caso da UEM, as oportunidades abrangem mais de 70 graduações presenciais.

    O estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais pode, no ato da matrícula ou no decorrer do curso na UEM, solicitar auxílio junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), cuja atuação ocorre em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

    Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são: adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos cegos ou em situação de deficiência visual; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações; mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e monitoria especial. Para mais informações, enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    PAS - O Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021 da UEM também foi realizado neste domingo (27). Dos 23.848 inscritos (11.342 na etapa 1; 6.880 na etapa 2; e 5.626 na etapa 3), 20% não fizeram as provas, o que corresponde a 4.769 abstenções.

    Nesta segunda-feira (28), às 15h, sai o resultado do gabarito provisório e estará aberto o período de recursos. O resultado da Etapa 3 será publicado em 20 de abril, a partir das 10h, no site www.vestibular.uem.br. Já os resultados das etapas 1 e 2 do PAS estarão disponíveis no dia 20 de maio.

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    25-03-2022
    A aplicação das provas acontece nas seguintes cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama – todas no Paraná.

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), aplicará as provas neste domingo (27), no período da tarde, para o Processo de Avaliação Seriada da UEM (PAS/2021) e para o 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência (PCD/2022). O acesso às salas estará disponível a partir das 13h às 13h50. O término das provas dos dois concursos será às 19h.

    A aplicação das provas acontece nas seguintes cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama – todas no Paraná.

    Estão inscritas 23.916 para o Processo de Avaliação Seriada da UEM (PAS/2021). De acordo com a CVU, no total foram homologadas para o PAS 11.342 inscrições na etapa 1; 6.880 inscrições na etapa 2; e 5.626 inscrições na etapa 3.

    Por meio do exame PCD serão ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no ano letivo de 2022. Foram registrados 68 candidatos.

    O vestibular cumpre a Lei Estadual 20.443/20 e a Resolução 41/21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garantem o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. No caso da UEM, as oportunidades abrangem mais de 70 cursos presenciais de graduação.

    Para organização, fiscalização, segurança e aplicação das provas dos dois concursos vestibulares (PAS e PCD) estão envolvidas 2.130 pessoas.

    Para evitar aglomerações e seguir os protocolos de biossegurança devido à pandemia da Covid-19, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) orienta aos candidatos a chegarem com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova.

    Além de outras recomendações do protocolo de biossegurança estão elencadas para a realização dos vestibulares da UEM (Edital 006/2022-CVU/UEM) o distanciamento adequado de um metro em frente ao portão de acesso ao local de aplicação da prova, na entrada das salas de prova, nos banheiros e entre os candidatos e membros da equipe de fiscalização. O aluno que deseja fazer a prova deverá apresentar seu documento de identificação ao fiscal. Ele poderá portar seu próprio frasco de álcool 70% em gel.

    Não será permitido o empréstimo de qualquer material e cada candidato deve levar uma ou mais caneta(s) de tinta cor azul-escuro, de corpo transparente.O uso de máscara será obrigatório durante todo o tempo dentro das instituições onde serão realizadas as provas, recomenda-se a utilização de máscaras faciais N95 e PFF2, que devem ser usadas corretamente cobrindo nariz, boca e queixo.

    SERVIÇO – A publicação dos locais de provas para os dois concursos (PAS/2021 e PCD/2022) estão no Menu do Candidato e podem ser acessadas por meio do site ou via telefone da CVU (44) 3011-4450.

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    25-03-2022
    Ranking da plataforma AD Scientific Index enfatiza a produtividade científica dos pesquisadores das universidades estaduais do Paraná, em nível nacional e internacional.

    O professor Ângelo Antonio Agostinho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é o 72º entre os 100 cientistas mais influentes do Brasil de 2022. Ele é o melhor qualificado entre docentes das universidades vinculadas ao Estado nesse estudo. A informação é da plataforma AD Scientific Index, que destaca ainda outros 985 pesquisadores das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná no ranking mundial de cientistas e universidades.

    Dentre as 522 instituições brasileiras ranqueadas, a UEM ocupa a 29ª posição nacional e o 65º lugar na América Latina (AL), reunindo 574 pesquisadores. Na sequência, com 310 cientistas, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) figura em 33º e 71º lugares nacional e latino-americano, respectivamente.

    O levantamento avaliou individualmente cada pesquisador, com base em citações dos últimos cinco anos, além da produtividade, repercussão e impacto de artigos científicos. No geral, o ranking analisou 15.159 universidades de 216 países distintos, entre instituições públicas e privadas. No âmbito latino-americano, a plataforma reúne 58.492 cientistas vinculados a 1.668 universidades de 34 países.

    O AD Scientific Index combina indicadores como o índice h (ou h-index em inglês), que considera o número de citações recebidas pelas publicações; e o índice i10, que contabiliza os artigos com 10 ou mais citações, tomando como fonte o Google Acadêmico – uma das principais plataformas para a pesquisa de literatura acadêmica e científica.

    A avaliação envolve 12 categorias: Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação, Engenharia e Tecnologia; História; Filosofia; Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais; e Ciências Sociais.

    DESENVOLVIMENTO – Ângelo destaca a importância da ciência no contexto de desenvolvimento econômico e social. “A produção científica é essencial para o desenvolvimento do País, sendo responsável pelos avanços nos conhecimentos em diferentes áreas. Por meio da ciência é possível encontrar soluções para questões ambientais, econômicas e sociais, além de subsídios para promover políticas públicas para atender as necessidades da sociedade”, afirma.

    Já aposentado, ele atua como voluntário no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da UEM, com ênfase nas áreas da Biologia, como a Limnologia, uma especialidade que estuda águas doces (rios, riachos, lagos, lagoas, represas, entre outros). O pesquisador também está classificado na categoria 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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    24-03-2022
    As ações do programa são desenvolvidas por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), que é vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária e as sete universidades estaduais.

    O Programa de Formação para Educação Digital (Proed) está ofertando 15 vagas para estudantes de cursos de graduação e profissionais para atuar como bolsistas nos cursos ofertados para capacitar gestores e professores das instituições de ensino superior sobre os desafios e possibilidades da educação digital.

    As ações do programa são desenvolvidas por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), que é vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária e as sete universidades estaduais. O processo seletivo conta com apoio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Fundação Universitária do Câmpus Marechal Cândido Rondon (Fundecamp).

    Os bolsistas selecionados deverão ter disponibilidade para cumprir a carga-horária, determinada no edital, presencialmente nos Núcleos de Educação a Distância (NEAD) de cada universidade. As inscrições são gratuitas e os interessados devem acessar o edital para conferir os pré-requisitos solicitados para cada uma das vagas. A seleção é composta por entrevista e análise curricular e o resultado do processo deve ser divulgado até 27 de abril.

    Para se inscrever é preciso anexar documento de identificação (RG), cópia do atestado de matrícula para estudantes de graduação, diploma de curso de graduação de acordo com a vaga pretendida para profissional graduado, currículo atualizado e declaração de que ao assumir a vaga não possuirá vínculo empregatício.

    PROGRAMA – O Programa de Formação para Educação Digital (Proed) foi criado no âmbito da Universidade Virtual do Paraná. O objetivo é cooperar para a formação de gestores e professores das universidades, a fim de que ocorra a compreensão a respeito dos desafios e oportunidades que a educação digital e a inovação educacional proporcionam para as instituições de ensino e para a sociedade.

    Oportunidades por universidade:

    Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Estudante de graduação: uma vaga na área de Informática

    Profissional graduado: uma vaga na área de Administração ou Ciências Exatas

    Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Estudante de graduação: uma vaga na área de Informática

    Profissional graduado: uma vaga para graduado em qualquer área

    Universidade Estadual de Ponta-Grossa (UEPG)

    Estudante de graduação: uma vaga na área de Pedagogia

    Profissional graduado: uma vaga na área de Tecnologia da Informação

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    Estudante de graduação: uma vaga na área de Letras

    Profissional graduado: duas vagas nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis ou Administração

    Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

    Estudante de graduação: duas vagas na área de Pedagogia

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    24-03-2022
    O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas da UEM presta serviços no combate à tuberculose, prestando atendimento a 30 municípios do Noroeste, com auxílio ao diagnóstico e acompanhamento do paciente.

    O dia 24 de março é marcado pelo Dia Internacional da Luta Contra a Tuberculose, doença endêmica, que anualmente registra cerca de 10 milhões de casos e 1,3 milhão de mortes no mundo. A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac), presta importantes serviços no combate à tuberculose no Noroeste do Paraná. O Lepac possui convênio com a 15ª Regional de Saúde do Paraná e realiza exames regulares para os 30 municípios da região.

    "Antes da Covid-19, a tuberculose era a doença infectocontagiosa com a maior taxa de letalidade, muitas vezes associada a quadros de pobreza", afirma a coordenadora do Lepac, professora Regiane Bertin de Lima Scodro, cuja pesquisa de doutorado está relacionada ao agente causador da tuberculose.

    Segundo a diretora técnica do Laboratório, Cristiane Maria Colli, o diagnóstico é realizado por Teste Rápido Molecular (TRM), que detecta o DNA da bactéria causadora da doença, com resultado em aproximadamente duas horas. O exame é realizado pelo equipamento GeneXpert, cedido pelo Ministério da Saúde em 2018. “Desde então já realizamos 4.206 testes, com cerca de 10% de diagnósticos positivos”, afirma.

    A tuberculose é uma doença bacteriana, causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, nome dado em homenagem ao cientista que descobriu o agente causador da enfermidade, Robert Koch. Altamente infecciosa, a tuberculose atinge principalmente os pulmões, podendo espalhar-se para os rins, ossos e olhos.

    O principal sintoma é a tosse persistente, mas também são comuns febre ao entardecer, suor noturno, emagrecimento, cansaço e fadiga. A transmissão ocorre principalmente pela tosse, fala e espirros de pessoas doentes. O tratamento envolve o uso de antibióticos por períodos de seis a nove meses e a principal forma de prevenção é a vacina BCG.

    RESISTÊNCIA – A bactéria causadora da tuberculose pode adquirir resistência aos antibióticos tradicionalmente utilizados, o que requer adaptações no tratamento, como o uso de injetáveis. O Lepac conta com um equipamento, conhecido por MGIT, que permite realizar a cultura automatizada das amostras clínicas de pacientes e identificar se a bactéria possui resistência aos antibióticos.

    Muitas pessoas podem estar infectadas com a bactéria sem manifestar os sintomas da doença, quadro chamado de tuberculose infecção. Essas pessoas podem, eventualmente, desenvolver a tuberculose ativa, o que torna importante diagnosticá-la ainda no estado latente, segundo a coordenadora do Lepac.

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