Universidades estaduais do Paraná ofertam mais de 10,7 mil vagas em seis vestibulares

    indice-15-1024x682
    31-08-2022
    As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas para os vestibulares. Juntas, as seis instituições de ensino superior somam 10.716 vagas em 320 cursos presenciais de graduação de todas as áreas do conhecimento, entre bacharelados, licenciaturas e tecnologias.

    As oportunidades são para Curitiba e mais 23 cidades de todas as regiões do território paranaense onde estão localizados os diferentes campi. A principal novidade da oferta de vestibulares para o segundo semestre de 2022 são as 116 novas vagas para as primeiras turmas dos recém-lançados cursos de Direito da Unicentro, no campus de Guarapuava (36), no Centro-Sul do Paraná; e da Unespar, nos campus de Apucarana (40) e União da Vitória (40), no Vale do Ivaí e na região Sul do Estado, respectivamente.

    Os valores das inscrições variam entre R$ 100 e R$ 184, sendo que na Unespar e na UENP ainda há prazo para requerer isenção de pagamento das taxas até 15 de setembro e 28 de setembro, nessa ordem. Cada universidade segue o edital próprio para os processos seletivos, com cronogramas individuais para as inscrições e aplicação de provas, assim como listas específicas de obras literárias que serão abordadas nos exames.

    COTAS – Para corrigir desigualdades raciais e assegurar igualdade de oportunidades, todas as instituições de ensino superior ligadas ao Estado do Paraná promovem ações afirmativas, que possibilitam o ingresso, em vagas específicas, em sistema de cotas. Com amparo nas legislações vigentes, nos âmbitos estadual e federal, esses benefícios contemplam alunos negros, pardos e indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e estudantes oriundos de escolas públicas.

    Na UEL, por exemplo, são reservadas 5% das vagas de cada curso e turno para PcD sem curso superior; 20% para quem estudou, integralmente, os quatro últimos anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escolas públicas; 20% para candidatos sem curso superior autodeclarados negros, que frequentaram, integralmente, os quatro últimos anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escolas públicas; e 5% para candidatos autodeclarados negros, independente do percurso de formação.

    A UEM disponibiliza cotas sociais para quem cursou as quatro últimas séries dos ensinos Fundamental e Médio em instituição pública e estudantes registrados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou de até três salários mínimos. Também são reservadas 20% do total de vagas de cada curso, turno e campus para estudantes negros.

    [...]

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.