Avaliação nacional reconhece excelência em pós-graduações das universidades estaduais do Paraná

    pos-graduacao-universidadesestaduais
    04-10-2022
    As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste) receberam conceito máximo em sete programas de pós-graduação stricto sensu. A avaliação é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que promove e mantém a qualidade da pesquisa científica e educação brasileira. Referente ao período de 2017 a 2020, o resultado foi divulgado em setembro e reflete o padrão internacional de desempenho nos cursos de mestrado e doutorado.

    A Avaliação Quadrienal da Capes abrange, nesta edição, mais de 7,5 mil cursos do Sistema Nacional de Pós-Graduação, em 49 áreas de conhecimento, a partir de critérios quantitativos e qualitativos acadêmico-científicos. Atualmente, as sete instituições estaduais paranaenses de ensino superior contam com 9 mil alunos matriculados em 187 cursos de mestrado (acadêmicos e profissionais) e 93 de doutorado.

    Essa iniciativa contempla uma série de critérios e indicadores, como a qualidade da produção científica, a qualificação de professores e a inserção social dos programas de pós-graduação. Na prática, os conceitos são usados por agências de fomento no direcionamento de políticas de financiamento, inclusive com impacto na distribuição de bolsas e verbas de custeio e por estudantes na escolha pelos cursos de mestrado e doutorado.

    O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca que as políticas públicas conduzidas pelo Governo do Estado têm apoiado as universidades na melhoria de índices institucionais. “O resultado da avaliação da Capes evidencia o grau de maturidade acadêmica, na medida em que as universidades recebem o devido apoio para as atividades de pesquisa e sinaliza o nível de excelência internacional do nosso Sistema Estadual de Ensino Superior na formação de massa crítica para o desenvolvimento do Paraná”, afirma.

    Os programas de pós-graduação são analisados por comissões formadas por consultores especialistas, com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas pelas pró-reitorias de pós-graduação na plataforma do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Essas comissões emitem pareceres e notas (conceitos) expressos numa escala de 1 a 7. Os conceitos 7 e 6 expressam excelência constatada em nível internacional; 5 e 4 são considerados muito bom e bom; 3 é regular; e 2 e 1 implicam no descredenciamento dos cursos. Nesse caso, os diplomas deixam de ter validade nacional.

    DESEMPENHO – A UEL passou a contar com cinco programas de pós-graduação considerados como cursos de excelência, dois a mais em comparação com a avaliação anterior. Três programas da instituição têm conceito 7 e dois têm nota 6. Entre os 49 programas da instituição, 16 aumentaram de conceito e 32 mantiveram as notas da avaliação anterior.

    [...]

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.