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    15-06-2022
    A partir da 0h da segunda-feira, a via de acesso à entrada (Bloco T-13) do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá terá o seu sentido alterado. Os veículos somente poderão trafegar em mão única na subida da rua (sentido do Portão 6 ao Portão 4 do câmpus sede), e não mais em mão dupla.

    As pinturas e sinalizações serão executadas pela Prefeitura do Câmpus Universitário nesse feriado prolongado. De acordo com a PCU, a alteração na via se realiza após pais e responsáveis pelos alunos terem feito um pedido à direção do colégio, “justificado pela maior segurança no embarque e desembarque das crianças e adolescentes”, além de demais pessoas que passam pelo local, sobretudo nos horários de pico.

    A decisão de alterar o sentido da rua, que também fica em frente aos blocos de Educação Física, foi unânime, conforme informa a direção do colégio. Tânia Nunes Galvão Verri, diretora de Obras e Projetos da UEM, explica que “trata-se de uma via interna do câmpus, na qual está localizada a portaria principal do colégio, por onde passam alunos, professores e funcionários do CAP” e que, portanto, nos horários de saída das aulas, “há um maior volume de veículos, o que provoca trânsito e prejudica a fluidez da via”. (Asc/UEM)

    uem-voto
    06-06-2022
    A Comissão Eleitoral encarregada de conduzir o processo para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá para a gestão 2022 a 2026 publicou hoje edital com a lista prévia das pessoas aptas a votar no pleito.

    Esta relação prévia do Colégio Eleitoral envolve agentes universitários e professores, alunos da graduação, estudantes da pós-graduação, alunos do Instituto de Estudos Japoneses, estudantes do Instituto de Línguas e alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade.

    Como se trata de um cadastro prévio, o número pode sofrer alteração, pois esta listagem não inclui os calouros aprovados nos últimos processos seletivos para ingresso na UEM (via Processo de Avaliação Seriada/PAS, Vestibular e Vestibular para Pessoas Com Deficiência/PCD) nem exclui os acadêmicos que irão colar grau entre 30 de junho e 15 de julho.

    No dia 13 começa o prazo para as inscrições das chapas, com encerramento no dia 27. 4 de julho é a data final para a homologação das chapas e a divulgação da lista definitiva dos eleitores. Em 16 de agosto ocorre as eleições em 1º turno e, no dia 30 de agosto, em 2º turno. Em 5 de setembro haverá reunião do COU para indicar a lista para escolha de reitor e vice-reitor. No dia 10 de outubro serão empossados os eleitos.

    Nomeada em 3 de maio, a Comissão Eleitoral é presidida pela professora Jacqueline Sophie Perioto Guhur Frascati, do Departamento de Direito Público. Reúne ainda representantes dos professores, agentes e estudantes. Conta também com o apoio de uma equipe técnica, que inclui, como secretária, a agente universitária Giseli Barbosa Volpato, lotada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários.

    Entre outras atribuições, esta Comissão é responsável em dar os encaminhamentos necessários, viabilizar as inscrições das chapas, providenciar a organização das inscrições e promover os debates.

    Foto e texto: Asc/UEM

    restaurante-universitario
    10-05-2022
    A Universidade Estadual de Maringá confirmou hoje a reabertura do Restaurante Universitário nesta quarta-feira, 11. Estudantes com matrícula regular na instituição e servidores que recebem até 3 salários mínimos irão pagar R$ 5. Servidores que recebem acima desse valor pagam R$ 10.

    Os acadêmicos com direito ao auxílio alimentação terão isenção total no pagamento da taxa. No câmpus sede, hoje, são 179 alunos nesta condição. São estudantes que mesmo durante o fechamento do RU tiveram direito ao serviço de marmitex. Desde março de 2020, com a pandemia, o serviço oferecido pelo RU, foi suspenso. Por enquanto, será fornecido somente o almoço, em razão do número reduzido de servidores, segundo a coordenadora Caroline Mara Genovez da Rocha. A expectativa é servir entre 800 e mil almoços. (Asc/UEM)

    artes-escadas
    03-05-2022
    Alunos de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá fizeram uma intervenção artística nas escadarias do bloco do Escritório de Cooperação da UEM, câmpus sede, como resultado de um curso de extensão elaborado pela graduação.

    Trata-se do curso de extensão “Intervenção artística urbana: o processo pictórico do projeto à realização”, desenvolvido pelas professoras Rosiane Cristina de Souza e Eva Alves Lacerda. A ação está vinculada ao projeto de extensão “Arte em toda parte: criação, mediação e ensino de Artes Visuais”, coordenado pelo professor Vinícius Stein.

    O curso foi pensado a partir de um convite feito pelo ECI para que ocorresse uma intervenção nas escadarias. As professoras fizeram encontros formativos com os estudantes. Eles foram orientados a desenvolver projetos artísticos que levassem em consideração a ideia de interculturalidade, globalização, diferença e internacionalização, e uma paleta de cores que se harmonizasse com as cores do prédio, especialmente levando em consideração a adesivagem do vidro.

    As propostas foram encaminhadas para avaliação e escolha da equipe do Escritório de Cooperação Internacional. A proposta escolhida, em execução, tem uma abordagem mais abstrata, trazendo as cores como foco da produção e uma padronagem ao longo de toda a escada.

    A ideia se inspira nas cores e nos formatos de diferentes bandeiras de diversos países, sem necessariamente reproduzi-las, criando uma padronagem colorida que mobiliza a atenção para a escadaria e para o edifício. (ASC/UEM)

    comprimidos-0203
    02-03-2022
    Começa na segunda-feira (7) o prazo de inscrição para o curso de mestrado profissional em Assistência Farmacêutica oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Estadual de Maringá, visando o ingresso no ano letivo de 2022 a partir de abril deste ano.

    A data limite para se inscrever vai até 18 de março e as pessoas interessadas deverão acessar o site, seguindo as orientações informadas por meio do link, até finalizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00.


    No mesmo site com as orientações, há a relação dos documentos exigidos, além dos procedimentos necessários para pagar o boleto e concluir o processo de inscrição, incluindo o mecanismo de enviar a ficha preenchida e assinada com uma foto 3×4 colada ao formulário e a apresentação do Curriculum vitae Lattes dos últimos 3 anos (documentado – fotocópias de todos os documentos comprobatórios).

    A homologação das inscrições será divulgada em 25 de março. A análise de currículos e pré-projetos ocorrerá de 4 a 8 de abril. O calendário do processo seletivo prevê, entre outras datas e prazos importantes, a realização das entrevistas nos dias 15 e 16 de abril (horários agendados); a divulgação do resultado final no dia 18 de abril e as matrículas de 18 a 21 de abril. O início das aulas será em 22 de abril.


    RESERVA DE VAGAS – O mestrado vai oferecer até 16 vagas a serem ocupadas por ordem de classificação dos aprovados e aprovadas e 1 vaga que será preenchida por pessoas portadoras de deficiência, em cumprimento à lei estadual n º 20443, de 17 de dezembro de 2020.

    Quem se candidatar nesta condição como autodeclarado com deficiência deverá apresentar laudo médico com Código de Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças. Os inscritos e inscritas nas ações afirmativas nos termos do edital concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Leia mais.

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