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    26-10-2024
    A doação de sementes de 298 cultivares diferentes de pimenta para o Departamento de Agronomia (DAG) promete impulsionar um projeto de pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A entrega simbólica das sementes foi realizada na sexta-feira (25), em cerimônia no Auditório dos Conselhos Superiores, no câmpus sede da instituição.

    A iniciativa recebe fomento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná, e tem apoio da Sakata Seed Sudamerica, empresa responsável pela doação dos cultivares.

    Coordenado pelo professor José Usan Torres Brandão Filho, o projeto inovador reúne docentes, graduandos e pós-graduandos do DAG em torno de pesquisas científicas sobre novas técnicas produtivas para o cultivo da pimenta. Em posse das sementes, os pesquisadores da UEM poderão dar início à parte prática das pesquisas, com o objetivo de encontrar alternativas rentáveis para a diversificação da produção de pequenos agricultores da região Noroeste do Paraná.

    Presente ao evento de entregas das sementes, a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, celebrou a realização de parcerias entre a Universidade e a sociedade civil. “A gestão tem se aberto para a comunidade, para mostrar a todos o que fazemos aqui dentro, bem como para angariar recursos, fomento e apoio. Assim, podemos crescermos juntos”, afirmou. “Sabemos da importância que o Norte e o Noroeste do Paraná têm, capitaneados pela pesquisa e a extensão da UEM, para o agronegócio no país. As universidades estaduais do Paraná são um fator de desenvolvimento. O estado do Paraná não seria o que é hoje sem a criação dessas universidade há cerca de 50 anos”, acrescentou.

    O diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade, ressaltou que inovação, tecnologia e empreendedorismo devem caminhar juntos com os projetos da instituição. “Essa parceria com as empresas é fundamental para formarmos cidadãos e profissionais atuantes e atualizados. Além da formação profissional que a Universidade oferece, nós temos hoje um foco nas áreas de inovação e empreendedorismo. E isso só se consegue em contato com pessoas, negócios e tecnologia”, opinou.



    Cores, aromas e sabores
    Intitulado “Apoio a pesquisas com pimentas como uma nova opção em cultivo protegido para pequenos produtores da região Noroeste do estado do Paraná”, o projeto conta com 18 bolsistas, entre estudantes da graduação em Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA/UEM).

    Nos próximos dias, os pesquisadores serão orientados sobre o manejo dos cultivares recebidos, bem como trabalharão na classificação dos diferentes tipos e espécies. As sementes serão plantadas no Centro de Treinamento em Irrigação (CTI), vinculado ao CCA/UEM, que conta com estrutura adequada para a criação de hortas. Estufas e demais equipamentos usados para o plantio foram adquiridos com financiamento da Seti, por meio do Fundo Paraná.

    Um dos objetivos, conforme o coordenador do projeto, é identificar quais cultivares demonstram melhor adaptação ao solo e ao clima da região. “Agora, temos quase 300 tipos de sementes, e inúmeras possibilidades de coisas que podemos fazer. Para isso, basta começar. Tenho certeza de que o projeto vai dar certo, porque temos conhecimento técnico e estamos cercados de amigos e bons profissionais”, afirmou.

    Ainda segundo o coordenador, os resultados da pesquisa devem ser expostos em um dia de campo, a ser realizado no primeiro semestre de 2025, com a presença de agricultores e pequenos produtores do estado. Além das pimentas, serão apresentadas alternativas viáveis de cultivo de tomates e pimentões.

    Dentre os 298 cultivares recebidos pela UEM, encontram-se pimentas de diferentes espécies, cores, aromas e sabores. Alguns dos tipos de pimenta mais consumidos pelos brasileiros, como Malagueta, Dedo-de-Moça e Biquinho, estão entre as sementes doadas.

    Também destacam-se, entre os cultivares, algumas das pimentas mais picantes do mundo - são exemplos os tipos Carolina Reaper e Bhut Jolokia. “Algumas delas são muito ardidas. No caso dessas, fizemos um aviso especial para que os pesquisadores tenham cuidado ao manusear”, explicou o gerente administrativo da Sakata Seed Sudamerica, Renato de Souza Braga. “Tem pimenta de todo tipo, diferentes sabores e aromas, que estamos cedendo ao projeto para dar esse pontapé inicial, atendendo à parte de ensino aos alunos, e também à parte de extensão com os pequenos produtores”, completou.

    Conforme o DAG/UEM, o cultivo de pimenta tem se tornado cada vez mais relevante no agronegócio brasileiro. A produção envolve segmentos variados, desde fábricas artesanais caseiras de conservas até a exportação de especiarias e temperos, como a páprica, por empresas multinacionais.

    Nos últimos anos, as pimentas ganharam espaço na mídia e no paladar dos brasileiros, por sua versatilidade culinária e industrial, bem como por suas propriedades medicinais. O mesmo princípio que causa a ardência das pimentas - a capsaicina - também pode ser usado para tratar dores musculares, dores de cabeça e artrite reumatoide, entre outros sintomas.



    Cerimônia de entrega
    Além da entrega das sementes doadas, o evento desta sexta-feira (25) celebrou a realização da parceria entre UEM, Seti, Fundo Paraná e o setor produtivo. A mesa de honra da cerimônia foi composta pela vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho; o diretor do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade; o chefe-adjunto do DAG, Robinson Luiz Contiero; o coordenador do projeto de pesquisa, José Usan Torres Brandão Filho; e o gerente administrativo da Sakata Seed Sudamerica, Renato de Souza Braga.

    Ainda estiveram presentes a chefe de gabinete da Reitoria (GRE) da UEM, Maria Luísa Furlan Costa; o pró-reitor de Administração (PAD), Ademir Massahiro Moribe; o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques; o assessor especial do GRE e ex-reitor da UEM, Décio Sperandio; e a coordenadora do suporte técnico em fitopatologia da Sakata Seed Sudamerica, Kátia Regiane Brunelli Braga. Também compareceram pesquisadores participantes do projeto, docentes, agentes universitários, estudantes e demais convidados.

    (Vinicius Guerra/UEM)

    estudantes-de-21-cursos-da-uem-colam-grau-em-cerimonias-antecipadas-e-especiais
    26-10-2024
    Na tarde de sexta-feira (25), estudantes de 21 cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebraram a colação de grau especial e antecipada em duas solenidades no Auditório do bloco C-34 do câmpus sede, às 14h e 16h. Um total de 56 formandos comemorou suas conquistas em sessões solenes presididas pela vice-reitora, Gisele Mendes.

    Às 14h, colaram grau acadêmicos dos seguintes centros: Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Os cursos representados foram Administração, Agronomia, Agronomia Câmpus Regional de Umuarama - CAU, Artes Cênicas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Letras EaD, Medicina Veterinária (CAU) e Zootecnia.

    Compuseram a mesa de honra da cerimônia: a vice-reitora Gisele Mendes; a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco; o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubellate; e o diretor adjunto do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Oséias da Silva Martinuci.

    Às 16h, foi a vez dos estudantes dos centros de Ciências Biológicas (CCB), Ciências Exatas (CCE) e Tecnologia (CTC). Os cursos incluídos foram: Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Estatística. Esta cerimônia elevou o total de formados pela UEM para 84.042.

    A mesa de honra desta cerimônia contou com a presença da vice-reitora; da chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa; do pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco; da diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti; do diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni; e do diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Edwin Vladimir Cardoza Galdamez e o Diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), Hugo Alex da Silva, entre outros.

    Em seu discurso, Gisele Mendes parabenizou os formandos e destacou as ações da gestão em prol da formação de qualidade e do compromisso com o futuro de cada um: “O nosso compromisso é com a formação de excelência e com a transformação social que cada um de vocês pode promover. Parabéns a todos vocês que trilharam esse caminho e que hoje se tornam orgulhosamente formados pela nossa UEM. Levem sempre consigo esse símbolo em seus corações.”

    O auditório estava lotado de professores, coordenadores, amigos e familiares dos formandos, que se reuniram para celebrar esse marco importante. A solenidade antecipada atende aos alunos concluintes que foram aprovados em programas de pós-graduação, concursos públicos, vagas de emprego ou que concluíram em um período diferente.

    Essas cerimônias de colação de grau representam não apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também o compromisso da UEM em formar profissionais capacitados e prontos para contribuir significativamente com a sociedade.

    Galeria 1 - 14h

    Galeria 2 - 16h

    (Francisco Dias Neto/UEM)

    quatro-licenciaturas-da-uem-recebem-cinco-estrelas-no-guia-do-estadao-2024
    27-10-2024
    O Estadão Guia da Faculdade 2024 avaliou quatro cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com cinco estrelas, o índice máximo de excelência da publicação. O resultado da análise foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo ao longo da última semana.

    Receberam a nota máxima as licenciaturas presenciais em Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e Química da UEM. Outros 57 cursos da Universidade foram avaliados com quatro estrelas, a segunda melhor classificação possível, e três graduações receberam três estrelas - confira, ao final da matéria, a lista de cursos da UEM estrelados.

    “Vemos que a maioria dos nossos cursos teve um resultado expressivo e satisfatório em mais um guia, o que mostra o trabalho sério desenvolvido por nossos docentes e servidores, de forma dialógica com os estudantes”, afirmou o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco.

    Ainda conforme o pró-reitor, o resultado do Estadão Guia da Faculdade 2024 reforça a relevância e a qualidade das licenciaturas - cursos dedicados à formação de docentes - desenvolvidas na UEM. “Os cursos que receberam cinco estrelas nos trazem uma reflexão importante, que é a valorização das licenciaturas. Temos formado profissionais com qualidade e com condições de ter uma atuação diferenciada, em termos de inserção na educação básica nacional ou até mesmo na continuidade de seus estudos acadêmicos”, apontou.

    Os quatro cursos que receberam a nota máxima do guia são afetos a três centros de ensino distintos da UEM. A graduação em Ciências Biológicas está vinculada ao Centro de Ciências Biológicas (CCB) e o curso de Geografia é afeto ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), enquanto as graduações em Química e Matemática pertencem ao Centro de Ciências Exatas (CCE).

    Além do câmpus sede, também foram avaliados positivamente cursos sediados nos câmpus regionais da UEM em Cianorte (CRC), Cidade Gaúcha (CAR), Goioerê (CRG), Ivaiporã (CRV) e Umuarama (CAU), bem como graduações desenvolvidas na modalidade Educação a Distância (EaD).

    Ao todo, a edição 2024 do guia considerou mais de 35 mil cursos de graduação, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o Brasil. Somente 823 cursos, ou 2,3% do total, receberam a nota máxima - destes, 700, ou 85%, pertencem a universidades públicas.



    Guia da Faculdade
    O Guia da Faculdade é desenvolvido anualmente pelo Estadão em parceria com a startup Quero Educação. A iniciativa também conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

    A metodologia utilizada é conhecida como avaliação por pares. O Estadão Guia da Faculdade conta com uma banca formada por cerca de 10,5 mil professores e coordenadores do ensino superior brasileiro, cadastrados como avaliadores voluntários.

    Os cursos de graduação são analisados com base em informações e dados enviados pelos respectivos coordenadores. Os avaliadores são acionados para atribuir notas às graduações das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país onde atuam. Cada curso passa por avaliação de seis professores e recebe notas de 1 a 5 nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

    A maior e a menor nota recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso é obtido pela média aritmética das notas intermediárias restantes e somado, com diferentes pesos, aos resultados numéricos do curso nos dois anos anteriores - se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

    Assim, pode-se obter a nota final do curso, que é convertida em estrelas de acordo com faixas de avaliação pré-determinadas. É possível encontrar mais informações sobre a metodologia utilizada no site do Estadão Guia da Faculdade.

    Além do destaque em diferentes áreas do conhecimento no Guia do Estadão, a UEM obteve, ao longo das últimas semanas, bom desempenho em rankings nacionais e internacionais do ensino superior. De acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, a UEM é a melhor universidade estadual da região Sul, bem como a quinta melhor do Brasil.

    O QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2025, organizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), também atestou a evolução da Universidade em diferentes quesitos e classificou a UEM como a melhor estadual do Paraná.



    Cursos da UEM estrelados no Estadão Guia da Faculdade 2024
    5 estrelas:

    Ciências Biológicas (Licenciatura)

    Geografia (Licenciatura)

    Matemática (Licenciatura)

    Química (Licenciatura)



    4 estrelas:

    Administração

    Administração Pública (EaD)

    Agronomia

    Arquitetura e Urbanismo

    Artes Cênicas

    Artes Visuais

    Biomedicina

    Bioquímica

    Ciências Biológicas (Bacharelado)

    Ciências Biológicas (EaD)

    Ciências Contábeis

    Ciências Contábeis (CRC)

    Ciências da Computação

    Ciências Econômicas

    Comunicação e Multimeios

    Design (CRC)

    Direito

    Educação Física (Bacharelado)

    Educação Física (Licenciatura - CRV)

    Educação Física (Licenciatura)

    Enfermagem

    Engenharia Agrícola (CAR)

    Engenharia Civil

    Engenharia Civil (CAU)

    Engenharia de Alimentos

    Engenharia de Alimentos (CAU)

    Engenharia de Produção

    Engenharia de Produção (CRG)

    Engenharia Mecânica

    Engenharia Química

    Engenharia Têxtil (CRG)

    Estatística

    Farmácia

    Filosofia

    Física (CRG)

    Física (EaD)

    Geografia (Bacharelado)

    Gestão Pública (EaD)

    História

    História (CRV)

    Informática

    Letras (EaD)

    Letras-Português

    Letras-Tradução em Língua Inglesa

    Matemática (Bacharelado)

    Medicina

    Medicina Veterinária (CAU)

    Moda (CRC)

    Odontologia

    Pedagogia

    Pedagogia (CRC)

    Psicologia

    Química (Bacharelado)

    Secretariado Executivo Trilíngue

    Serviço Social (CRV)

    Tecnologia em Alimentos (CAU)

    Zootecnia



    3 estrelas:

    Agronomia (CAU)

    Engenharia Ambiental (CAU)

    Engenharia Elétrica

    (Vinicius Guerra/UEM)

    universidade-estadual-de-maringa-celebra-dia-do-servidor-publico-com-homenagens-em-evento-no-ru
    27-10-2024
    Nesta segunda-feira, 28 de outubro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora o Dia do Servidor Público, prestando homenagem não só aos servidores, mas também aos 110 aposentados nos últimos 12 meses, com um café da tarde, a partir das 15h30, no Restaurante Universitário (RU) do câmpus sede da instituição. De acordo com a programação, haverá entregas de certificados de agradecimentos, apresentação musical com Mari Tenório e um café colonial com muitas opções de doces e salgados.

    A mesma celebração também estará ocorrendo nos câmpus regionais, em horários diferentes do dia. No Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a comemoração acontece no auditório do HUM, das 18h às 21h30. Além de apresentação musical, serão homenageados, com certificados de agradecimentos, representantes da diretoria do hospital, credenciados, voluntários, docentes e servidores. As comemorações no hospital continuam na terça-feira (29) com a gincana “Game do Servidor” em que os servidores participantes irão concorrer a um sorteio de brindes na quinta-feira (31).

    Os eventos em todos os câmpus da UEM visam celebrar a data dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores que, diariamente, contribuem para o funcionamento da instituição e para o desenvolvimento da sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

    “O Dia do Servidor Público, instituído em 1937 durante o governo de Getúlio Vargas, é uma oportunidade para reconhecer a importância desses profissionais que dedicam seu trabalho à comunidade. O servidor público se destaca por estar sempre pronto a oferecer o melhor serviço, atendendo em todas as áreas de interesse da sociedade. Aos servidores da UEM, sejam docentes ou técnicos, expressamos nossos agradecimentos e nossa homenagem”, afirma o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques.

    De contínuo a reitor
    Entre as muitas histórias inspiradoras de servidores públicos, está a trajetória do atual reitor da UEM, Leandro Vanalli, que começou sua carreira na universidade como contínuo e chegou ao cargo máximo da instituição. “Minha trajetória na UEM começou com o cargo efetivo de contínuo, existente à época, e eu estava com 15 anos”, relembra o reitor. Ele comenta que sua escolha pelo curso de Engenharia Civil e, posteriormente, pela pesquisa e docência, foi muito influenciada pelo ambiente e pelos exemplos dos profissionais que conheceu enquanto entregava documentos por toda a universidade. “Convivia com pessoas que eram importantes para o desenvolvimento da universidade e da região”, destaca ele, reforçando o impacto do ambiente acadêmico na formação de seu caminho.

    A visão do reitor sobre o papel do servidor público é clara e enaltece o trabalho de cada profissional que, com dedicação, contribui para o acesso a serviços essenciais e a oportunidades de crescimento. "Vejo o papel do servidor público como fundamental para desenvolver a sociedade e transformar a vida das pessoas, muitas em condições sociais menos favorecidas economicamente, e que pelo acesso ao serviço público conseguem ter suas oportunidades de mudança social."

    Ele também enfatiza a relevância dos servidores na manutenção do Ensino Superior de qualidade. “Sem o servidor público, no exercício de sua nobre e dedicada missão, o atendimento às pessoas que encontram nos equipamentos do Estado sua oportunidade de transformação social, por meio do acesso ao Ensino Superior, seria muito difícil. Por isso, precisamos valorizar e defender a universidade pública, bem como seus servidores”, frisa.

    Na opinião de Vanalli, os servidores têm muito a comemorar, especialmente neste 28 de outubro, pelo bom posicionamento da UEM no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, divulgado recentemente. “Quero parabenizar cada servidora e cada servidor pelo seu dia, com enorme gratidão pelo que fazem pela nossa UEM, classificada na semana passada como a melhor universidade estadual da Região Sul do Brasil, fruto do trabalho de cada servidor que contribui para essa conquista. Que continuem firmes em suas missões, pois somos agentes de transformação em todos os dias de nossas carreiras. Parabéns e sucesso", conclui o reitor.

    De temporário a efetivo
    O técnico administrativo do Núcleo de Educação a Distância (Nead) Murilo Luvizotto Vieira, de 32 anos, acaba de ser convocado para ser efetivado na UEM após aprovação em concurso público. A trajetória dele é um exemplo de dedicação e crescimento dentro da universidade. Ele ingressou no Nead aos 24 anos como servidor temporário, sem ter muita clareza sobre as diferenças entre os contratos de trabalho. “Eu entrei em 2016, por um processo seletivo, e nem sabia direito como funcionava essa questão de temporário e efetivo”, relembra Vieira, que durante quatro anos conciliou o trabalho com o curso de História à noite. "Teve uma época que a UEM era praticamente a minha casa. Eu entrava às 7h40 no Nead e só ia embora às 23h, no final das aulas", conta ele, destacando a proximidade que construiu com a comunidade acadêmica.

    Vieira conta que, ao final do primeiro contrato de temporário, teve também a oportunidade de ser prestador de serviço e , em seguida, passou em um segundo teste seletivo, retornando como servidor temporário. Depois de oito anos de serviços ao Nead, Vieira conquistou uma vaga efetiva. Para ele, a efetivação na UEM representa a segurança que somente o serviço público oferece. Além do vínculo profissional, sua ligação com a universidade envolve uma rede de relações, incluindo sua esposa, professora temporária no Departamento de Farmácia na mesma instituição.

    "Muitas pessoas não valorizam o servidor público como deveriam, pois vejo o quanto fazemos no dia a dia, não só para melhorar a instituição, mas para entregar um serviço de qualidade que atenda a sociedade em geral. No Nead, trabalhamos com cursos de educação à distância e, hoje, o Nead atende em torno de 30 municípios do Paraná, levando os cursos EaD a municípios muito pequenos, assim vemos a transformação social acontecer, ao levarmos cursos de graduação para moradores do interior. Vejo que o servidor público atua para devolver à sociedade o valor investido por meio dos impostos", sintetiza Vieira.

    Com a recente efetivação, o técnico administrativo reafirma seu desejo de crescer na carreira administrativa. "Agora como servidor público efetivo, minha intenção é progredir na carreira, mas sempre na área administrativa, pois é algo com que me identifico", compartilha. Recentemente, ele optou por passar a atuar na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), setor com forte impacto no ensino e no envolvimento comunitário. "Escolhi ir para a PEC, pois tenho acompanhado de perto, pelo Nead, a curricularização da extensão, que está cada vez mais presente na formação acadêmica," explica.

    A mudança reflete seu compromisso contínuo em expandir as contribuições do serviço público para além das rotinas administrativas, em um papel que, como ele mesmo afirma, "promove a transformação da sociedade, através da educação e da inclusão social."

    (Marilayde Costa/UEM)

    uem-participa-do-72-forum-nacional-de-reitoras-e-reitores-da-abruem
    25-10-2024
    A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) abriu, na noite de quarta-feira (23), o 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem, no auditório da sede da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na cidade de Palmas. O tema central do evento, que prossegue até 26 de outubro, é “Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial". O encontro nacional dos gestores das instituições vinculadas à Abruem tem como objetivo aprofundar as temáticas que envolvem a agenda do ensino superior no País.

    O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, irá proferir a palestra de abertura, nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, sobre o tema “O papel das Universidades na Promoção do Desenvolvimento Territorial”. A mediação do debate está a cargo da professora Cicília Raquel Maia Leite, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

    Até sexta-feira, a programação prevê palestras, debates e reuniões, que acontecem no Hotel Girassol Plaza. Nesta edição, o evento conta com a participação das Câmaras de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Gestão, Governança e Legislação; Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas; e Saúde e Hospitais de Ensino.

    A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) abriu, na noite desta quarta-feira (23), o 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem, no auditório da sede da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na cidade de Palmas. O tema central do evento, que prossegue até 26 de outubro, é “Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial". O encontro nacional dos gestores das instituições vinculadas à Abruem tem como objetivo aprofundar as temáticas que envolvem a agenda do ensino superior no País.

    O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, irá proferir a palestra de abertura, nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, sobre o tema “O papel das Universidades na Promoção do Desenvolvimento Territorial”. A mediação do debate está a cargo da professora Cicília Raquel Maia Leite, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

    Até sexta-feira, a programação prevê palestras, debates e reuniões, que acontecem no Hotel Girassol Plaza. Nesta edição, o evento conta com a participação das Câmaras de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Gestão, Governança e Legislação; Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas; e Saúde e Hospitais de Ensino.

    Na sexta-feira (25), a partir das 10h30, Vanalli irá mediar a palestra sobre o “Perfil situacional dos cenários e campos de práticas das Instituições vinculadas à Abruem”, que será ministrada pela reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, e a professora e coordenadora do curso de Medicina da UPE, Marianne Regina Araújo Sabino. Cavalcanti é presidente da Câmara de Saúde, Hospitais e Ensino - promotora da palestra - e Sabino, secretária da mesma Câmara. A programação do evento pode ser acessada neste link.

    O Fórum também vai debater temas como “A Internacionalização na Abruem: indicadores e políticas institucionais das afiliadas”, “Infovias para Educação e Pesquisa: expansão no contexto das IES Estaduais e Municipais”, “Perfil situacional dos cenários e campos de práticas das instituições vinculadas à Abruem”, e “Contribuições das Universidades nas temáticas e ações da COP-30”.

    Abruem - A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio das suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

    (Marilayde Costa/UEM)

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