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    14-09-2023
    UEM sobe 6 posições no ranking QS das melhores universidades da AL e Caribe
    Ao todo, são 97 universidades brasileiras que estão na lista, sendo que 31 desceram e outras 31 se estabilizaram (as universidades são agrupadas por faixa de classificação a partir da posição 150). O primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que estava na segunda colocação no ranking anterior.
    À frente da UEM, no nível estadual, aparecem a Universidade Federal do Paraná, que passou de 32ª lugar para 37º, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (de 98º lugar para 90º). A Universidade Estadual de Londrina passou de 105º lugar para 111º; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 119º lugar para 118º; a Universidade Estadual de Ponta Grossa de 151-160º lugar para 161-170º; enquanto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná passaram de 201-250º lugar.

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    10-08-2023
    A nova metodologia que reduz o tempo para o resgate de vítimas de acidentes veiculares foi incorporada aos cursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, com previsão para ser aplicada ainda neste ano. O estudo foi realizado pelo estudante de mestrado Édson Dalla Valle em 2021.


    Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá resultou em um manual para treinamento de profissionais socorristas. A nova metodologia que reduz o tempo para o resgate de vítimas de acidentes veiculares foi incorporada aos cursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, com previsão para ser aplicada ainda neste ano. O estudo foi realizado pelo estudante de mestrado Édson Dalla Valle em 2021.

    A proposta, denominada “Prosalve – Modelo de Capacitação Profissional no Salvamento Veicular: proposição e teste experimental”, possibilita que o resgate seja realizado de forma mais eficaz, ou seja, de maneira mais rápida e assertiva.


    Bombeiro militar há 17 anos, Édson conta que a pesquisa passou por algumas etapas em que avaliou metodologias já consolidadas. “O trabalho de pesquisa buscou, inicialmente, compreender os processos envolvidos no atendimento pré-hospitalar, desde o histórico dos incidentes de trânsito até o tratamento intra-hospitalar. Investigamos os procedimentos adotados nos atendimentos em que as vítimas ficavam presas às ferragens, buscando na literatura o melhor arranjo de ensino num salvamento de acidente veicular”, explicou.

    Com o conhecimento estruturado, o pesquisador elaborou uma proposta e aplicou testes em dois grupos de pessoas para avaliação. O grupo de tratamento, que seguiu as orientações do Prosalve, e o grupo de controle, que utilizou a metodologia convencional.


    Doutor em Sociologia, o professor Ednaldo Aparecido Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, orientador do trabalho, comentou que a proposta obteve resultado positivo depois da comparação. “O grupo experimental que foi submetido a esse protótipo de treinamento, seguindo o padrão ouro da literatura, teve ganho de eficiência, de qualidade no atendimento”, salientou.

    PROSALVE – A pesquisa mapeou quatro métodos amplamente utilizados para o treinamento de resgatistas para propor uma nova metodologia. Segundo o pesquisador, um ponto importante detalhado no manual é a Etapa de Reconhecimento 360º. Nessa fase, o resgatista reconhece visualmente o cenário e avalia as condições para as tomadas de decisões em relação aos riscos e ao resgate das vítimas.


    “As evidências do ganho de tempo no treinamento aparecem em todas as etapas, pois quando cronometradas acompanhamos a sua evolução quantitativamente. É certo que se houver uma boa avaliação inicial do cenário, as tomadas de decisões serão mais assertivas, influenciando diretamente no tempo de resposta”, comentou.

    Na nova metodologia, depois de avaliar o cenário com cuidado, o profissional toma decisões mais assertivas para os resgates. “A tomada de decisão está intimamente ligada com o processo de capacitação de profissionais em resgate, principalmente por se tratar de ambientes complexos e com riscos aos envolvidos, os resgatistas estão sob influência de fatores relacionados com os processos cognitivos de aprendizagem, adquiridos em treinamentos e com a experiência profissional ao longo da carreira”, explica o autor da pesquisa.


    Edson, que integra a Câmara Técnica de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros do Paraná, apresentou esse novo método para o colegiado como sugestão para os treinamentos e instruções da corporação.

    O presidente da Câmara, Major Ícaro Gabriel Greinert, explica que a avaliação seguiu critérios para então ser aprovada. “Ele apresentou ao Corpo de Bombeiros a metodologia, que foi analisada e avaliada pela Câmara Técnica de Salvamento Veicular, passou por diversas comissões, diversos especialistas, e foi considerada totalmente pertinente. Concluímos o estudo e o método será utilizado na corporação. A nova metodologia será aplicada como piloto nos cursos de formação de sargentos”, pontuou.


    MESTRADO PROFISSIONAL – O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPP) da UEM propõe trabalhos de pesquisa voltados para o aprimoramento da gestão pública, a partir da proposição de novas políticas públicas.

    O professor Ednaldo explicou que há muitos exemplos de trabalhos de conclusão de cursos já implementados ou encaminhados para diferentes órgãos públicos. “Os trabalhos de conclusão precisam de alguma maneira se conectar a uma área específica pública, de preferência gerando um produto de intervenção como este. Desenvolvemos trabalhos que resultaram, por exemplo, em projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa do Paraná para criação de um programa ou de uma política pública específica”, afirmou o docente.


    De acordo com o professor, há outros trabalhos que se tornaram instrumentos de avaliação. “Nós temos um instrumento de avaliação de ouvidorias, por exemplo. Mas há muitas variações, todos eles de alguma maneira geram um produto que pode ser aplicado e realizar uma intervenção e políticas públicas em nível estadual ou municipal”, ressaltou.

    O PPP é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), por meio da Escola de Gestão (EGP), e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da UEM. O programa contempla quatro linhas de pesquisa: Processos Participativos em Políticas Públicas; Políticas de Saúde e Educação; Políticas Públicas e Desenvolvimento; e Justiça, Segurança Pública e Cidadania. (AEN)

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    05-10-2023
    A Universidade Estadual de Maringá abriu dois concursos para a contratação de 62 professores que serão vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e ao Centro de Ciências da Saúde. As inscrições começam no dia 16 de outubro, podem ser feitas pelo website da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEM e vão até 14 de novembro.


    Para Pessoas Com Deficiência (PCD) fica estabelecida a reserva de 5% das vagas autorizadas e ofertadas por área de conhecimento. Para candidatos afrodescendentes, há a reserva de 10% das vagas autorizadas.

    Para os biomédicos, são 4 vagas nas áreas de Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica, Microbiologia de Alimentos e Prática Clínico e Virologia Clínica. Os certames incluem vagas em diversas outras áreas do conhecimento.
    Segundo Thiago Massuda, presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), a inclusão dos biomédicos em concursos e no quadro de servidores públicos é fruto de um grande trabalho. “No Paraná são mais de 4.500 biomédicos que atuam em diferentes áreas, que ajudam a sociedade com os trabalhos desses especialistas da saúde. Tivemos muitas conquistas, celebramos as vitórias e ficamos contentes ao ver que a UEM também prioriza nossa classe”, explica.

    Sendo contratados, os docentes devem atuar em regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva, fazendo jus à remuneração mensal que varia de R$ 9.645,61 a R$ 14.545,11. (CRBM6)

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    31-10-2023
    Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, divulgados hoje pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em Brasília (DF) confirmou o curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá com a nota máxima entre as instituições estaduais de ensino superior e na cidade. Em Maringá dez instituições ofertam o curso de Direito.


    De acordo com o Enade, a o curso de Direito da UEM (bacharelado) ficou com nota máxima, que é 5. a Universidade Estadual de Londrina ficou com 4. A PUC Londrina ficou com 3. A única particular local que obteve a nota 4 foi a UniCv. As demais instituições que têm Direito são Unicesumar, Uningá, Unifamma, SMG, Andreotti, Anglo e Feitep. O curso da UEM existe há 57 anos.

    Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
    Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

    Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.
    Perfil do estudante – De acordo com o Questionário do Estudante, predominam entre os estudantes: mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

    Na educação presencial, a maioria dos concluintes são jovens de até 24 anos, enquanto no ensino a distância (EaD), a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos.

    Os resultados apontam também o número de concluintes que receberam subsídios ou bolsas para custear todas ou a maior parte das mensalidades. Entre os auxílios, estão o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

    31,6% dos estudantes que responderam aos questionários são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos; 18,2 % dos concluintes de instituições públicas e 2,8% de instituições privadas receberam algum tipo de auxílio permanência; 43,1% dos concluintes de instituições privadas receberam algum tipo de bolsa e 9,9% algum tipo de financiamento.

    Resultados – Considerando uma expectativa de notas em torno de 60 pontos, no caso dos cursos de bacharelado, comunicação social – jornalismo (56,89), secretariado executivo (57,82) e turismo (54,03) têm médias nacionais próximas às esperadas. Já nos cursos tecnológicos, houve destaque importante para tecnologia em design de moda (60,04) que teve a maior média.

    Concluintes – A taxa de conclusão dos cursos avaliados pelo Enade 2022 entre 2017 e 2022 varia entre 11% e 16% (mais alta apenas no curso de teologia, que é 25,8%) nos bacharelados; e entre 23% e 30% nos cursos tecnológicos. Importante considerar que a duração dos tecnológicos é menor (entre dois e três anos) que no caso dos bacharelados.

    Conceito Enade – Durante a coletiva, foi divulgado o resultado do Conceito Enade, que subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior. Educação a distância corresponde a 48,7% das matrículas dos cursos do Enade 2022 e 40% dos concluintes que fizeram as provas do Enade 2022. Em algumas áreas de avaliação, como ciências econômicas e relações internacionais, há grande concentração nos cursos EaD com conceitos 2 e 3.

    Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

    Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

    A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

    O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação. (C/ MEC)

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    13-11-2023
    A Universidade Estadual de Maringá é a segunda melhor do Paraná, de acordo com o RUF (Ranking Universitário Folha), da Folha de S. Paulo. Ela aparece na 23ª colocação geral, atrás apenas, no estado, da Universidade Federal do Paraná, 8ª no geral, e à frente da UEL, que aparece em 26º lugar. A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade de Estadual de Campinas) ganham de novo o primeiro e segundo lugares.Suspenso na pandemia, o ranking retorna após quatro anos. A nona edição traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país.

    Desde 2012, a iniciativa classifica as melhores universidades e cursos. As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. Confira o ranking 2023 aqui.

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