uem-tera-interlocutor
    03-11-2024
    Reitor terá interlocutor junto à “sociedade civil organizada” e governo

    Ex-secretário Municipal de Comunicação, ex-RPC, que ensaiou candidatura nas eleições municipais deste ano e cogitado para voltar à prefeitura na próxima gestão, Lúcio Rosas assumiu cargo comissionado na Universidade Estadual de Maringá.

    “Assumi na UEM como assessor da reitoria para a gestão de projetos de pesquisa, extensão e inovação”, contou em rede social, confirmando falatório que existia desde a época que o atual reitor começou a se aproximar do PP, inclusive emplacando cargo na Casa Civil. “Será como um interlocutor da UEM junto à sociedade civil organizada, incluindo governo municipal e estadual”, explicou, supondo que exista carga muito grande de serviço pelos lados da reitoria.

    maringa-ganha-novo-planetario
    08-10-2024
    Foi um sonho de 32 anos realizado pelo responsável pelo projeto, professor Marcos César Danhoni Neves

    Foi inaugurado hoje o Planetário Professor Carlos Alfredo Argüello, dentro do campus da Universidade Estadual de Maringá, no primeiro dia do Paraná Faz Ciência 2024. A partir de agora, toda a comunidade poderá embarcar numa experiência única para conhecer o espaço, a história e o universo das constelações.

    Foi um sonho de 32 anos realizado pelo responsável pelo projeto, professor Marcos César Danhoni Neves. Até então, a UEM contava com um outro planetário, o “Circus Stellarium”, mas totalmente analógico. O novo conta com tecnologia de última geração. Agora, a UEM é a única universidade brasileira com dois planetários funcionais, um analógico e um digital.

    “É um sonho parcialmente realizado”, confessa o professor. Ainda falta a criação da Praça do Céu, que será basicamente uma releitura do observatório astronômico pré-histórico chamado Stonehenge (Inglaterra), feito com pedras que marcam as posições dos solstícios e equinócios. A UEM recebeu a confirmação de que já há recursos do Governo do Estado para a obra.

    Sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência, do Programa de Educação Tutorial Física e do Departamento de Física da UEM, o planetário será uma ferramenta importante para a formação dos estudantes e para despertar o interesse do público pela ciência. As escolas e outras instituições podem visitar a partir de agendamentos.

    O planetário – O novo planetário possui 7 metros de diâmetro e capacidade para 35 pessoas, equipado com poltronas reclináveis e ar condicionado. Serão exibidos filmes curtos sobre astronomia, cosmologia, física e outros temas científicos.

    A construção do novo planetário só foi possível graças aos recursos obtidos através de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

    O nome do novo planetário é uma homenagem ao Professor Carlos Alfredo Argüello, cientista da Unicamp falecido em 2020, aos 82 anos e orientador de mestrado do professor Danhoni. Foi um dos principais cientistas que ajudou a fundar o Instituto de Física da Unicamp e reconhecido como um grande cientista, educador para a ciência, indigenista, freiriano e astrônomo. Foi ainda marinheiro: ele atravessou o Atlântico praticamente sozinho e um barco construído por ele.

    Paraná Faz Ciência – Esta é a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. Esse ano será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 7 a 11 de outubro. A instituição está realizando a grande feira em conjunto com as secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Inovação, Modernização e Transformação Digital e Fundação Araucária e conta com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação.

    Os eventos do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos on line pela UEM TV, Youtube e Instagram da PEC. (C/Marcelo Bulgarelli/ASC/UEM)

    uem-na-midia
    30-06-2024
    Os núcleos serão coordenados por sete agentes regionais de cultura, em oito macrorregiões. As inaugurações serão esta semana, e em Maringá será na Biblioteca Central da UEM
    O Governo do Paraná vai implantar sete núcleos regionais de Cultura em macrorregiões do Estado para ampliar o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais. O NRC de Maringá (macrorregião Noroeste) será inaugurado na quarta-feira, às 19h, na BCE/UEM.

    A iniciativa é da Secretaria da Cultura e conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que articulou a instalação de alguns núcleos em campus das universidades estaduais em Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais).Outros dois núcleos serão na Prefeitura de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, e na cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, que receberá uma extensão da unidade de Londrina. As inaugurações estão marcadas para acontecer esta semana.

    A Universidade Estadual do Norte do Paraná, a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Universidade Estadual de Ponta Grossa são parceiras do projeto.Com o intuito de prosseguir com o plano de descentralização da cultura paranaense, os núcleos serão coordenados por sete agentes regionais de cultura, em oito macrorregiões. Na prática, os espaços vão contribuir para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

    ESSENCIAIS – Os agentes regionais de Cultura são responsáveis por contribuir na descentralização das ações no Paraná. O apoio aos municípios é feito pela implementação dos sistemas municipais de cultura, instrumentos de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas. Além disso, os ARCs também contribuem no mapeamento de agentes e iniciativas culturais para o desenvolvimento de potencialidades locais e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura.Para melhor atender todas as regiões do Paraná, sete ARCs atuam em oito macrorregiões paranaenses e têm como missão continuar o assessoramento dos municípios no desenvolvimento das políticas públicas e na divulgação dos programas desenvolvidos pelo Estado via Seec.

    MACRORREGIÕES – A delimitação de regiões permite que seja realizado um monitoramento da atividade cultural minuciosa de cada localidade e sua demanda específica. Nesta divisão, é levada em consideração a conexão de cidades próximas para facilitar o planejamento e a gestão de políticas públicas, o que contribui para o desenvolvimento econômico e social ordenado em todas as regiões. (AEN)Confira a agenda de inaugurações dos Núcleos Regionais de Cultura:
    3 de julho
    11h | Jacarezinho – Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação – Av. Marciano de Barros, 700 – Estação
    15h30 | Londrina – Rua Pernambuco, 540 – Centro.
    19h | Maringá – Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (BCE/UEM) – Bloco P03 | Av. Colombo, 5790 – Zona 7.
    4 de julho
    11h | Cascavel – R. Universitária, 1619 – Bairro Universitário.
    16h30 | Francisco Beltrão – Av. Ernesto Gagliotto, 17, Sala 6 – Água Branca.
    5 de julho
    11h | Guarapuava – Rua Salvatore Renna, 875 – Santa Cruz.
    15h30 | Ponta Grossa – Rua Dr. Antônio Russo, 28 – Oficinas.

    uem-na-midia
    09-05-2024
    Serão 11 dias levando conhecimento em saúde e informações sobre os principais serviços prestados pelo hospital. O espaço do HUM ficará no Pavilhão Branco
    O Hospital Universitário Regional Said Ferreira de Maringá participa mais um ano da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – a Expoingá 2024. Serão 11 dias levando conhecimento em saúde e informações sobre os principais serviços prestados pelo hospital. O espaço do HUM ficará no Pavilhão Branco.

    Segundo a diretora de ensino, pesquisa e extensão da universidade, Gisleine Elisa Cavalcante, a participação do hospital na Expoingá aproxima a população de conhecimentos em saúde que contribuem para uma melhor qualidade de vida “Muitas equipes estão envolvidas na organização do evento, uma média de 30 pessoas por dia em nosso estande”, explica. “É uma oportunidade também para cumprir com outro importante papel da nossa instituição, que é o ensino, na formação de novos profissionais de saúde”.A área de ginecologia e obstetrícia irá levar par a feira aspectos do parto natural, amamentação, inclusive com um espaço exclusivo para mães amamentarem seus bebês, apresentação do projeto árvore da vida, que é uma iniciativa do hospital que presenteia as mães com um “print” colorido da placenta, além de uma roda de conversa com gestantes para esclarecer dúvidas sobre parto, maternidade, entre outros assuntos.

    O Banco de Leite Humano vai abordar a campanha de doação de leite materno, que é importante para salvar vidas de recém-nascidos prematuros. O Hemocentro vai esclarecer dúvidas e incentivar a doação de sangue e medula óssea.A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante mostrará seu trabalho no incentivo à doação de órgãos, área em que o Paraná se destaca nacionalmente. Já o Centro de Controle de Intoxicações vai esclarecer sobre cuidados para evitar a presença de animais peçonhentos e acidentes que possam levar a intoxicações.

    O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar vai divulgar o trabalho realizado em educar as crianças hospitalizadas. Haverá mais uma vez a participação do Projeto de Ressuscitação Cardiopulmonar, do Departamento de Medicina da UEM, uma importante ferramenta de primeiros socorros. Além disso, a parceria com o Departamento de Odontologia da UEM apresentará projetos na área de saúde bucal. (C/ AEN)

    uem-na-midia
    02-05-2023
    Na segunda-feira, 8, Lucas Lima Garcia, acadêmico de Moda da Universidade Estadual de Maringá, participará de um workshop, em São Paulo, onde serão anunciados os finalistas da competição internacional de alta costuma promovida pela Maison Pierre Cardin. O evento acontecerá no Auditório Smón Bolivar, no Memorial da América Latina, a partir das 20h.
    Dez estudantes serão convidados para prestigiar, com seus coordenadores, o desfile apresentado pela Pierre Cardin em sua última coleção de Paris.

    O resultado do Pierre Cardin Young Designers Contest 2023 será anunciado pelo presidente da Maison em Paris, Rodrigo Basilicati Cardin.

    O vencedor do concurso internacional será convidado para estagiar de dois a três meses, diretamente com o time de design da Maison Pierre Cardin, em Paris.

    Página 1 de 6

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2025 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.