Mais de 12 mil candidatos prestam vestibular da UEM neste domingo (27)

    9a9fda1288b16dbb8990b266ef753b8d
    27-08-2023
    Toda a correria dos meses de estudo são colocados a prova no dia do vestibular. Uma rotina que pode ser estressante para um jovem aluno. Mas quando chega o dia da prova, resta confiar que todo o trabalho valeu a pena. Com essa confiança, a Caroline Coroneli Carlos, de 17 anos, estava pronta para o vestibular de inverno da UEM, realizado nesse domingo (27). Nada fácil, já que o curso número um dela era Medicina, o mais concorrido da UEM. Ela e outros 5 mil estudantes inscritos disputaram uma das 14 vagas do curso. Mas ela escolheu outras duas opções: Odonto e Direito. [Ouça o áudio acima]

    A escolha de mais de um curso de graduação foi inédita. Pela primeira vez os estudantes puderam colocar segunda e terceira opção de curso. Caso a nota alcançada não seja suficiente para ingressar na primeira graduação escolhida, o candidato não perde a prova e pode ser que o empenho dê certo nas outras alternativas.

    Outra mudança no vestibular da UEM deste ano foi a não exigência de disciplinas específicas na prova. Antes, os candidatos precisavam se preparar também para questões mais direcionadas aos cursos que escolheram na hora da inscrição. A mudança agradou a Giovana Vieira, de 17 anos, que afirmou não ir tão bem assim em Sociologia, uma das disciplinas que ela teria como específica. Giovana prestou vestibular para Arquitetura, com segunda opção em Direito. Apesar da tensão do dia da prova, ela acredita que vai dar tudo certo. [Ouça o áudio acima]

    Mais de 12 mil alunos se inscreveram para prestar o vestibular de inverno da UEM deste ano. A prova foi realizada em várias cidades do Paraná, mas 60% dos candidatos prestaram em Maringá. Neste concurso, foram ofertadas 1.179 vagas em mais de 70 cursos de graduação, para os campus de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama. Outra novidade deste ano foi o reconhecimento facial dos alunos.

    O resultado do Vestibular de Inverno 2023 da UEM será divulgado no dia 18 de setembro.

    (atualizado às 9h22): Segundo a Comissão de Vestibular Unificado (CVU), o índice de desistência foi de 9,62%, o equivalente a 1.186 inscritos de um total de 12.332 que se candidataram, o menor da série histórica, que começou em 2009. Não houve nenhum incidente grave durante a realização do vestibular.

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.