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    25-08-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza no próximo domingo (27) a prova do Vestibular de Inverno 2023. Mais de 12 mil candidatos disputam 1.170 vagas ofertadas em mais de 70 cursos de graduação, distribuídas nos seis câmpus da instituição – Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama.

    Conforme o edital publicado por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), quase 60% dos inscritos devem fazer as provas em Maringá. Este é o 1º vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso ocorreu em 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM será a única a fazer o concurso nesta época do ano.

    Os candidatos podem verificar os locais de provas no site da CVU por meio do menu do candidato e o ensalamento AQUI.

    O candidato deve estar em sala de aula antes das 13h50. A partir desse horário não será mais permitida a entrada.

    Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h20. A recomendação é que o aluno saia de casa com bastante antecedência, já que devido ao grande número de pessoas indo para o mesmo local o tempo de deslocamento pode ser maior do que o usual.

    Ao chegar à sala de prova, o candidato deve apresentar documento de identificação oficial com foto válido em todo território nacional. Serão aceitos também documentos no formato digital, em aplicativo oficial.

    Caso seja necessário uso de internet para a visualização do documento, a CVU não fornecerá rede para esse fim. É responsabilidade do candidato verificar antecipadamente a cobertura de sua operadora no local de prova.

    O documento físico precisa estar em bom estado de conservação e permitir a efetiva identificação. No caso de documento digital, a tela do celular utilizado também deve estar em condições a boa visualização do documento.

    Para candidatos que tenham seu documento de identificação extraviado ou roubado é necessário apresentar boletim de ocorrência original impresso expedido há, no máximo, 90 dias da realização da prova. Uma cópia desse boletim será retida pela organização do vestibular.

    Às 14h será autorizado o início da prova, que só poderá ser entregue pelo candidato após as 17h. Será permitido ao candidato consumir alimentos e bebidas não alcoólicas, vistoriados pelos fiscais. Serão coletadas as impressões digitais e feito o registro fotográfico do rosto dos candidatos durante a prova. Às 19h, aqueles que estiverem em sala devem entregá-la. O resultado será divulgado em 18 de setembro.

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    10-08-2023
    Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) resultou em um novo manual para treinamento de profissionais socorristas. A metodologia dá mais realismo aos prováveis cenários dos atendimentos e reduz o tempo para o resgate de vítimas de acidentes veiculares. Agora ela foi incorporada aos cursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, com previsão para ser aplicada ainda neste ano. O estudo foi realizado pelo estudante de mestrado Édson Dalla Valle em 2021.

    A proposta, denominada “Prosalve – Modelo de Capacitação Profissional no Salvamento Veicular: proposição e teste experimental”, possibilita que o resgate seja realizado de forma mais eficaz, ou seja, de maneira mais rápida e assertiva. Ela envolve uso adequado de maquinário e detalhes de avaliação da performance dos alunos, por exemplo.

    Bombeiro militar há 17 anos, Édson conta que a pesquisa passou por algumas etapas em que avaliou metodologias já consolidadas. “O trabalho de pesquisa buscou, inicialmente, compreender os processos envolvidos no atendimento pré-hospitalar, desde o histórico dos incidentes de trânsito até o tratamento intra-hospitalar. Investigamos os procedimentos adotados nos atendimentos em que as vítimas ficavam presas às ferragens, buscando na literatura o melhor arranjo de ensino num salvamento de acidente veicular”, explicou.

    Com o conhecimento estruturado, o pesquisador elaborou uma proposta e aplicou testes em dois grupos de pessoas para avaliação. O grupo de tratamento, que seguiu as orientações do Prosalve, e o grupo de controle, que utilizou uma metodologia mais convencional.

    Doutor em Sociologia, o professor Ednaldo Aparecido Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, orientador do trabalho, comentou que a proposta obteve resultado positivo depois da comparação. “O grupo experimental que foi submetido a esse novo protótipo de treinamento, seguindo o padrão ouro da literatura, teve ganho de eficiência, de qualidade no atendimento”, salientou.

    PROSALVE – A pesquisa mapeou quatro métodos amplamente utilizados para o treinamento de resgatistas para propor uma metodologia mais integrada. Segundo o pesquisador, um ponto importante detalhado no manual é a Etapa de Reconhecimento 360º. Nessa fase, o resgatista reconhece visualmente o cenário e avalia as condições para as tomadas de decisões em relação aos riscos e ao resgate das vítimas. Esse foi um ponto explorado com mais detalhes na nova metodologia.

    “As evidências do ganho de tempo no treinamento aparecem em todas as etapas, pois quando cronometradas acompanhamos a sua evolução quantitativamente. É certo que se houver uma boa avaliação inicial do cenário, as tomadas de decisões serão mais assertivas, influenciando diretamente no tempo de resposta”, comentou.

    Na nova metodologia, depois de avaliar o cenário com cuidado, o profissional é impelido a tomar decisões mais assertivas para os resgates. “A tomada de decisão está intimamente ligada com o processo de capacitação de profissionais em resgate, principalmente por se tratar de ambientes complexos e com riscos aos envolvidos, os resgatistas estão sob influência de fatores relacionados com os processos cognitivos de aprendizagem, adquiridos em treinamentos e com a experiência profissional ao longo da carreira”, explica o autor da pesquisa.

    Edson, que integra a Câmara Técnica de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros do Paraná, apresentou esse novo método para o colegiado como sugestão para os treinamentos e instruções da corporação.

    O presidente da Câmara, Major Ícaro Gabriel Greinert, explica que a avaliação seguiu critérios para então ser aprovada. “Ele apresentou ao Corpo de Bombeiros a metodologia, que foi analisada e avaliada pela Câmara Técnica de Salvamento Veicular, passou por diversas comissões, diversos especialistas, e foi considerada totalmente pertinente. Concluímos o estudo e o método será utilizado na corporação. A nova metodologia será aplicada como piloto nos cursos de formação de sargentos”, pontuou.

    MESTRADO PROFISSIONAL – O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPP) da UEM propõe trabalhos de pesquisa voltados para o aprimoramento da gestão pública, a partir da proposição de novas políticas públicas.

    O professor Ednaldo explicou que há muitos exemplos de trabalhos de conclusão de cursos já implementados ou encaminhados para diferentes órgãos públicos. “Os trabalhos de conclusão precisam de alguma maneira se conectar a uma área específica pública, de preferência gerando um produto de intervenção como este. Desenvolvemos trabalhos que resultaram, por exemplo, em projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa do Paraná para criação de um programa ou de uma política pública específica”, afirmou o docente.

    De acordo com o professor, há outros trabalhos que se tornaram instrumentos de avaliação. “Nós temos um instrumento de avaliação de ouvidorias, por exemplo. Mas há muitas variações, todos eles de alguma maneira geram um produto que pode ser aplicado e realizar uma intervenção e políticas públicas em nível estadual ou municipal”, ressaltou.

    O PPP é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), por meio da Escola de Gestão (EGP), e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da UEM. O programa contempla quatro linhas de pesquisa: Processos Participativos em Políticas Públicas; Políticas de Saúde e Educação; Políticas Públicas e Desenvolvimento; e Justiça, Segurança Pública e Cidadania.

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    28-08-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou neste domingo (27) a prova do Vestibular de Inverno 2023. Segundo a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU/UEM), as provas transcorreram em clima de tranquilidade e o que mais chamou a atenção foi o menor percentual de desistência na série histórica do concurso. O índice mais baixo até então foi em 2009, de 9,94%, e o deste domingo foi de 9,62%, que equivale a apenas 1.186 candidatos ausentes.

    Ao todo, 12.332 candidatos se inscreveram para as 1.170 vagas ofertadas em mais de 70 cursos de graduação, distribuídas nos seis câmpus da instituição (Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Umuarama).

    Conforme o edital publicado por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), quase 60% dos inscritos neste concurso fizeram as provas em Maringá.

    Este foi o 1º vestibular de inverno pós-pandemia, já que o último concurso foi em 2019. Entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), a UEM foi a única a fazer o concurso nesta época do ano e com algumas mudanças implementadas no sistema de ingresso.

    O resultado será divulgado no dia 18 de setembro, no site oficial da UEM.

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    07-07-2023
    As universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão novamente entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina, segundo o Latin America University Rankings 2023. O ranking foi publicado na quarta-feira (5) pela Times Higher Education (THE), revista do Reino Unido, especializada no desempenho global da educação superior.

    Nesta oitava edição do levantamento, pela primeira vez a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está classificada entre as principais instituições latino-americanas de ensino superior. Em 2023, foram avaliadas 197 instituições, de 15 países da América Latina e do Caribe, sendo o Brasil o mais representado, com 65 universidades classificadas.

    Na 28ª colocação nacional, a UEM lidera a classificação entre as universidades ligadas ao Governo do Paraná. No extrato latino-americano, a instituição ocupa a posição 50. Na sequência, a UEL aparece como 29ª melhor universidade do Brasil e 51ª da América Latina. A UEPG e a Unioeste estão classificadas no 42º e 45º lugar, entre as brasileiras, e nas posições 99 e 101-125 no bloco latino-americano, respectivamente. A UENP figura no 64º lugar, no Brasil, e na faixa 151+ da América Latina.

    Esse ranking é reconhecido com um dos mais importantes índices educacionais do globo, e utiliza 13 indicadores para atribuir notas para as instituições de ensino. Os dados avaliados nesta edição são relativos a resultados acadêmicos obtidos em 2021.

    Os critérios de desempenho são agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem), com de peso de 36%; pesquisa (volume, investimento e reputação), que equivale a 34% da nota; citações (influência da pesquisa), com peso de 20%; inovação (transferência de conhecimento), com 2,5% de peso; e internacionalização (pesquisas e mobilidade de professores), que corresponde a 7,5% da nota.

    O coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fabiano Gonçalves Costa, comentou sobre a boa performance das universidades estaduais num ranking de reconhecimento internacional. Ele avaliou de forma positiva a classificação das instituições entre as melhores do continente e destaca o trabalho desenvolvido no campo acadêmico, em nível estadual.

    “Os resultados dos rankings acadêmicos proporcionam uma visibilidade externa para as várias atividades desenvolvidas no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, servindo também como parâmetros para o planejamento e aperfeiçoamento de ações e projetos institucionais nas diferentes unidades acadêmicas das universidades. Essa nova classificação das universidades estaduais entre as melhores da América Latina comprova o impacto positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido no Paraná, com foco no fomento científico e tecnológico”, afirma.

    Além das estaduais, o ranking com as melhores instituições de ensino superior da américa latina de 2023 destaca a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

    Confira o resultado das universidades estaduais do Paraná no Latin America University Rankings 2023:

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    20-07-2023
    O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi escolhido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para receber o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A entrega será na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina. De 23 a 29 de julho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai abrigar centenas de atividades voltadas a todas as idades e interesses.

    Esta é a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Ele é concedido de forma anual e atribuído em quatro categorias, contemplando estudantes de graduação bolsistas dos programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, além de estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq, uma novidade desta edição.

    O CAP da UEM foi premiado pela participação no Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio. A iniciativa, desenvolvida pelo quarto ano consecutivo, tem o nome “Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica no ambiente escolar” e é vinculada ao Observatório de Violência de Gênero da UEM e ao Núcleo Maria da Penha (Numape). A estudante Isabella Mayumi Gondo (CAP) e a professora Crishna Correa receberão o prêmio em nome da equipe, no dia 24 de julho, em uma cerimônia dentro da programação da SBPC.

    O pró-reitor de Extensão e Cultura e responsável pela participação da UEM na SBPC, Rafael Silva, falou da importância de estar presente no maior evento de divulgação científica da América Latina. Para Silva, ela tem encabeçado a luta a favor da ciência e da democratização do conhecimento. “Participar da reunião significa unir forças com outras universidades nessa luta. Vamos ter uma participação robusta da nossa instituição, que vai nos engrandecer, além de engrandecer o evento que já é imenso”, disse o gestor.

    O professor destacou a participação da UEM na SBPC Jovem. Ali, estudantes poderão ter um maior contato com o conhecimento produzido pelas universidades públicas. O espaço contará com ações da Zootecnia e da Agronomia, que irão desmistificar a produção de alimentos, ensinando como ter uma horta no quintal de casa ou em pequenos espaços. Outros projetos da UEM marcarão presença, como o Capibaja, com o carro autônomo, além do show da Termodinâmica, que irá promover divertimento e conhecimento.

    O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, o Mudi, vai participar do Circo da Ciência e do Ciência Menina.

    SBPC – A Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência deste ano vai reunir ministros de Estado, representantes do governo federal, especialistas e personalidades de diversas áreas para discutir o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Com mais de 220 atividades, a programação científica desta edição abrange uma ampla variedade de temas relevantes para o Brasil e o mundo atual. Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando a engajar e inspirar especialmente o público jovem.

    O evento ainda terá reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com representantes de instituições científicas e tecnológicas de todo o País. A proposta é organizar insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024 e que desenhará a estratégia de políticas públicas para o setor.

    A SBPC ainda trará cientistas reconhecidos internacionalmente para debater questões cruciais relacionadas ao meio ambiente. Entre esses pesquisadores estão Paulo Artaxo, professor-titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), vice-presidente da SBPC e um dos cientistas brasileiros mais citados internacionalmente; Carlos Alfredo Joly, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidades e Serviços Ecossistêmicos (BPBES); e Carlos Afonso Nobre, um dos mais renomados climatologistas do País e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.

    Os debates sobre os povos originários também serão destaque, contando com a participação de especialistas e líderes indígenas como Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Davi Kopenawa Yanomami, presidente da Hutukara Associação Yanomami; e Kretã Kaingang, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) – região Sul. Temas como “Direitos indígenas no Brasil”, “Saberes indígenas: utopias que inspiram esperança e vida em tempos de crise socioclimática” e “Década internacional das línguas indígenas: por quê e para quê foi proposta pela Unesco?” são alguns dos assuntos discutidos ao longo da semana.

    Além da programação científica de excelência, os participantes poderão visitar a ExpoT&C, que celebra 30 anos. A maior mostra de ciência e tecnologia do País reunirá expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas, como o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o CNPq e a Capes. A UEM contará com um estande, assim como as outras instituições estaduais de ensino superior do Paraná.

    Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

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