Obra tem mais de 600 metros quadrados e deve ser concluída em até um ano

Fotos da ASC/UEM

Muitos ficam curiosos para saber qual construção está sendo erguida ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM.

É o bloco que abrigará a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), órgão suplementar, vinculado ao Gabinete da Reitoria (GRE). O bloco, que foi denominado A-38, possui 607m2. Segundo a atual gestão, no início da administração, em 2014, havia uma emenda parlamentar com prazo a ser vencido por falta de viabilização do valor complementar necessário para a construção.

Uma ação conjunta da Reitoria, PEC e a Prefeitura do Câmpus viabilizou verba integral para a construção, que foi iniciada este ano, 2018. De acordo com a ró-reitoria, foram três anos de trabalho investidos para refazer os projetos, renovar o convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promover a licitação e iniciar a obra em maio último.

Muitas das atividades da Unati interagem com a PEC e, assim, o ambiente, projetado com uma praça de convivência entre a Unati e a PEC, facilitará as atividades e a mobilidade dos alunos, melhorando assim o conforto e a permanência na UEM.

O bloco contém um auditório, salas de aulas, convivência, leitura, artes, laboratório de computação, copa, banheiros e um amplo hall. A estimativa é que a construção da obra demore de 8 a 12 meses. Ou seja, em 2019 os alunos da Unati poderão iniciar as aulas no novo espaço.