A Universidade Estadual de Maringá foi selecionada para participar do Laboratório de Internacionalização (IntLab), projeto do qual participa junto ao Conselho Americano de Educação, com apoio da Capes e da Fulbright-Brasil.

Um dos objetivos do Laboratório é planejar, estratégica e institucionalmente, um plano de internacionalização de acordo com as demandas locais. Há no IntLab representantes de vários centros da universidade e um convidado da comunidade externa.

Atualmente, os membros do Laboratório estão desenvolvendo ações que envolvem um diagnóstico da internacionalização da UEM para planejamento de futuras ações. Em breve, a comunidade universitária receberá questionários para o levantamento de alguns aspectos desse diagnóstico. Por isso, a participação de todos é muito importante!

Um dos Eixos do IntLab é o de Idiomas - “Language and capacity building”. Haverá especificamente um questionário que tem como objetivo mapear os interesses e as necessidades da comunidade acadêmica referentes às línguas estrangeiras (LEs), além de diagnosticar o nível de proficiência linguística dos respondentes.

A partir das respostas serão elaboradas ações para esse Eixo, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento linguístico de alunos, professores e técnicos.

É importante ressaltar que esse diagnóstico também irá auxiliar os programas, órgãos, projetos na universidade que já ofertam línguas estrangeiras, dentre os quais podemos citar:

●    Instituto de Línguas (ILG) - Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano.
●    Paraná Fala Idiomas (PFI)- Inglês, Francês e Espanhol (a partir desse ano).
●    Programa de Integração Estudantil (PROINTE) -  Inglês e Francês.
●    Instituto de Estudos Japoneses (IEJ).
●    Cursos de conversação em língua inglesa para docentes e discentes da graduação promovidos pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI).

Há também opções de cursos de português como língua estrangeira para alunos de contextos internacionais. Os projetos de extensão “Português para estrangeiros: uma proposta acolhedora”, ofertado pelo Departamento de Língua Portuguesa, e “Raízes e Asas”, promovido pelo Departamento de Engenharia Química, são exemplos de tais contextos.

Outra iniciativa para a oferta de cursos de língua inglesa no ano de 2020 será promovida por duas assistentes de ensino norte-americanas, Taylah Martin e Suzanna Carnevali-Doan, que chegaram na UEM neste mês de fevereiro para desenvolver atividades com acadêmicos do curso de Letras e com os membros da comunidade universitária, atingindo também os demais câmpus da UEM.

Para outras informações sobre Idiomas na UEM, acesse a página do ECI (http://www.eci.uem.br/)