Copel vai financiar Centro de Excelência em Handbol da UEM

O Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá terminou, hoje (15), com 14,91% de desistentes, correspondentes a 2.253 candidatos. Segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Emerson Arnaut de Toledo, o índice é um pouco superior aos anteriores. Os concursos da UEM registram os extremos de 3,65% em julho de 1999 e de 20,98% em março de 2004. Para o professor, as mudanças nas características dos vestibulares podem ser uma das razões dos índices. Antes a influência de fora era menor e hoje aumentou a participação de candidatos de outras regiões.
O Conselho Universitário da UEM criou, nesta segunda-feira (14), a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), como um órgão suplementar ligado à Reitoria. Serão oferecidos cursos e desenvolvidas ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades. Além disso, a Unati desenvolverá estudos e pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria.
A Universidade Estadual de Maringá lança, nesta sexta-feira (18), às 9 horas, na sala dos conselhos superiores, o Pró-Note. É um programa para professores, alunos e técnico-administrativos da UEM comprarem notebooks a preço mais acessível. Para isso, a Pró-Reitoria de Administração contatou diversas empresas e selecionou uma que fornecerá notebooks com diversas configurações e marcas com valor menor que o praticado pelo mercado.
Uma pesquisa envolvendo a Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha, com a participação do Observatório das Metrópoles de Maringá, vai mapear os dados ambientais e os dados sociais de Maringá, de maneirar a cruzá-los e oferecer propostas que possam subsidiar políticas públicas na área de ecologia urbana.
No segundo dia de provas do vestibular da Universidade Estadual de Maringá, foi registrado o índice de desistência de 14,23%, correspondente a 2.151 candidatos do total de 15.111 inscritos. Para o presidente da CVU, Emerson Arnaut de Toledo, umas das hipóteses para este índice é a coincidência de vestibulares em outras universidades do Paraná, a exemplo da Unioeste.
O reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário Azevedo inauguraram, nesta sexta-feira (11), os laboratórios de informática dos cursos de Ciências Contábeis e Matemática, além da ampliação do Laboratório de Ensino de Matemática. Com 52 computadores entregues pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Programa Universidade em Movimento, o Laboratório de Informática de Ciências Contábeis está instalado em duas salas.
O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, foi recebido, ontem (9), em Brasília, pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. O primeiro assunto debatido durante a audiência foi a continuidade da parceria entre a UEM e o Ministério no Programa Segundo Tempo. O programa visa a democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Começa, neste domingo, dia 13, o Vestibular de Verão da Universidade
Estadual de Maringá com aplicação da prova de Conhecimentos Gerais. São esperados 15.111 candidatos, a maioria (54.5%) do sexo feminino. Do total de inscritos, 55,8% têm entre 17 e 18 anos de idade; 39,2% residem em Maringá; 32,6% em cidades da região Noroeste do Paraná e 11,1% em outras regiões do Estado. Fora do Paraná, a maior parte dos candidatos vem de São Paulo (12,3%).
O HUM recebeu, nesta quarta-feira (9), a doação de uma cópia do videodocumentário “As dificuldades de um hospital-escola”, produzido pela jornalista Alana Gazoli, da RedeTV em Maringá. Além de ter abordado as dificuldades do único hospital público de média e alta complexidade da região, o material trata dos desafios que o HUM enfrenta por ser, ao mesmo tempo, um hospital de ensino e de assistência, prestando atendimento gratuito à população usuária do Sistema Único de Saúde.
A Biblioteca Central da UEM está com duas exposições em seu saguão principal: a IV Mostra de Brinquedos Artesanais – da improdutividade à revolução e a IV Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Classes Sociais, Tempo Livre e Marxismo do Departamento de Educação Física da UEM. Elas podem ser vistas até sexta-feira (11). Os acadêmicos de Educação Física orientarão os visitantes sobre a utilização e o processo de construção dos trabalhos. Os temas dos brinquedos foram baseados em políticas públicas para o tempo livre/lazer; gênero e desumanização do trabalho; exploração do trabalho infantil; enfrentamento da morte; o trabalho e as divisões de classes sociais; trabalho manual x trabalho intelectual; alienação humana.
No próximo dia 17, quinta-feira, um concerto muito especial vai movimentar o Auditório Luzamor. O Coro de Câmara do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (DMU-UEM) e os pianistas Yuri Pingo e Ticiano Biancolino vão interpretar peças do compositor alemão Johannes Brahms, em homenagem aos 180 anos de imigração alemã no Brasil, comemorados em 2009.
A Prefeitura de Maringá promove a Exposição Cerâmica – Coletiva das Artes de Fogo de 9 deste mês a 31 de janeiro no Teatro Calil Haddad, com apoio cultural da UEM. Dez artistas do Grupo Terra da UEM levam 20 peças de temas e técnicas variados. Nesta terça-feira (8), às 20 horas, haverá a solenidade de abertura da exposição.
O Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá marcou seus 40 anos de fundação com duas comemorações no dia 4. Pela manhã, os professores e técnico-administrativos participaram de uma rápida solenidade, durante a qual, os participantes puderam ver a fachada do ILG com as bandeiras que representam os países dos idiomas oferecidos nele, além da bandeira brasileira. À noite, durante a solenidade oficial, foram prestadas homenagens às pessoas que se destacaram ao longo dos 40 anos do Instituto.
A UEM realizou, nesta sexta-feira (4), no Anfiteatro Ney Marques, a solenidade de antecipação de colação de grau para os alunos do curso de Medicina. A cerimônia possibilita que os alunos se matriculem nos cursos de residência médica. A solicitação foi feita pelos acadêmicos que concluíram seus cursos em 2009.