Eficiencia energetica 2019 11 19 Aereas Campus Placas Fotovoltaicas Blocos 0031

Consultoria britânica avaliou fatores sociais, ambientais e administrativos em quase 1400 instituições pelo mundo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as universidades mais sustentáveis do Brasil para 2024, segundo o QS Sustainability Ranking, publicado na manhã de hoje (5). A UEM também foi escolhida como a mais sustentável entre as Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses avaliadas.

O ranking, que considera critérios ambientais, sociais e administrativos das universidades, é organizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em instituições acadêmicas. Segundo os organizadores, a listagem se apoia em dados oficiais, publicações e pesquisas de opinião para atestar o comprometimento das instituições com um mundo mais sustentável.

Entre os diversos fatores considerados, estão a produção científica sobre questões ambientais, a reputação acadêmica da instituição, a existência de políticas de inclusão social e a realização de ações com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Conforme a publicação, a UEM foi ranqueada na 13ª colocação entre as IES do Brasil, e em 1º lugar entre as entidades paranaenses, incluindo universidades federais, estaduais e privadas. Na América Latina, a Universidade obteve a 36ª posição.

Ao todo, o QS Sustainability Ranking avaliou 5 universidades paranaenses, 34 brasileiras e 101 latinoamericanas. Em âmbito mundial, foram analisadas 1397 entidades de ensino.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o resultado espelha o compromisso da atual gestão com a sustentabilidade. Ele afirmou que a universidade carrega consigo “uma história linda de desenvolvimento e impacto na vida das pessoas”, lembrando o aniversário de 54 anos da instituição, no mês passado. “Esse é o grande objetivo do desenvolvimento sustentável, cuidar da vida”, completou.

Vanalli também frisou que o resultado alcançado pela UEM é fruto do trabalho dos coordenadores de projetos e da equipe administrativa da instituição que, a cada ano, têm se notabilizado por uma governança pautada pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável.

Citando a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28), em andamento na cidade de Dubai (Emirados Árabes Unidos), até o próximo dia 12, Vanalli afirmou que é imprescindível considerar os 17 ODS em qualquer ação a ser lançada ou projetada para os próximos anos na UEM.

QS Sustainability Ranking 2024

A publicação desta terça-feira, que projeta os resultados para 2024, é a segunda edição do QS Sustainability Ranking. A UEM não participou da primeira edição da lista.

Em outro ranking publicado pela mesma instituição, em setembro deste ano, a UEM esteve entre as 100 melhores universidades da América Latina e do Caribe. Na mesma ocasião, a Universidade ficou em 26º lugar entre as 97 entidades nacionais avaliadas.