2022 06 09 Escadaria ECI Passarelas1641

Importantes acordos foram celebrados entre a universidade, o Japão e a China no primeiro semestre de 2023

Foram traçados acordo entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de Sokka no Japão, a Jiangsu Normal University (JNSU) na China e o Hope Education Gruop, que representam um pool de universidades chinesas. Além da renovação do acordo com a Hyogo University, parcera da UEM há mais de 30 anos. Os compromissos entre as instituições destacam uma cooperação mútua.

Estas atitudes reforçam o comprometimento da UEM com a cooperação internacional e a internacionalização. O Reitor, Leandro Vanalli, em conjunto com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), além de assinar os acordos sinalizados acima, também iniciou um contato produtivo com a University of Hyogo e a Tenri University durante sua recente viagem ao Japão.

Já o acordo com a Hope Education Group vem de uma iniciativa do grupo, que atualmente busca consolidar-se internacionalmente e viu na UEM uma parceria de grande potencial estratégico. O acordo com JNSU veio por intermédio de contatos dos professores João Fábio Bertonha, do Departamento de História (DHI), e a professora Luciana Cabrini, integrante da equipe do ECI e do Departamento de Letras Modernas (DLM).

O ECI tem participado de eventos que destacam a cooperação internacional entre Brasil e Oriente, como o evento Study in Japan, promovido pelo consulado japonês em Curitiba no dia 11 de julho, no qual o grupo de universidades japonesas participou com o intuito de fortalecer as relações acadêmicas. Estas universidades apresentaram seus campi, suas áreas de excelência e as possibilidades de estudos universitários no Japão. A Universidade de Hyogo, com a qual a UEM tem mútua cooperação, também esteve presente.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv