Tools

museus uem dia internacional 01

Mudi apresenta ciência de maneiras lúdicas e divertidas

Os museus são locais de visitas, claro. O que nem todos sabem é que também são pontos de ensino, pesquisa e extensão. É por isso que neles ficam acesas as chamas da história e do saber de uma sociedade. E como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriga três deles no câmpus sede, em Maringá (PR), a instituição e a sociedade têm muito o que comemorar hoje (18), Dia Internacional dos Museus.

Essas três instituições histórico-culturais são o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), o Museu da Bacia do Paraná e o Museu de Geologia. “O Mudi, por ser museu de ciências de uma instituição pública, tem como objetivo principal a extensão universitária. Ou seja, traduzir para a comunidade externa o que fazemos, numa linguagem que o público entenda”, resume Ana Paula Vidotti, coordenadora do Mudi, que surgiu a partir de projeto de extensão desenvolvido desde 1985. Realiza trabalho educacional por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e eventos, feitos na UEM ou fora dela.

 

museus uem dia internacional 02

Museu Dinâmico envolve-se com projetos junto à sociedade

 

O Museu de Geologia da universidade, embora venha de um projeto idealizado há 25 anos, conseguiu ser concretizado somente em 30 de maio de 2016. Isto é: está prestes a completar três anos. Nele há o meteorito Iguaraçu (de 1,2 kg, caiu em cidade de mesmo nome em 1977), rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, fósseis de até 550 milhões de anos e mais de 50 tipos de minerais, inclusive alguns doados por embaixadas do Canadá, Chile, Espanha, Marrocos e México.

 

museus uem dia internacional 03

Fósseis do período devoniano, de 416 milhões de anos

 

museus uem dia internacional 04

Museu de Geologia tem mais de 50 tipos de minerais

 

O Museu da Bacia do Paraná, o mais antigo da UEM, foi implantado em 15 de outubro de 1979 e preserva a história maringaense. Nele já houve exposições temporárias e o acervo vive de doações, dentre elas peças da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), dos pioneiros da cidade e demais pessoas. Há fotos históricas da cidade e da universidade, documentos, utensílios domésticos, ferramentas, jornais antigos, maquetes, entre outros. Como anexo tem a primeira casa construída em Maringá: de madeira, com 250 m², ficava no centro e foi doada pela CMNP e transferida para o câmpus sede da UEM em 1984.

 

museus uem dia internacional 05

Mais antigo da UEM, Museu da Bacia do Paraná existe desde 1979

 

museus uem dia internacional 06

Moedor de café e outras peças do acervo contam história de Maringá

 

Saiba mais – Esta semana é a 17ª Semana Nacional de Museus, realizada por Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cidadania, com a temática “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O Mudi cadastrou, na programação desta semana especial, suas atividades culturais e de difusão do conhecimento apresentadas na 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2019).

 

Visite nossos museus

Museu da Bacia do Paraná – Está instalado no Bloco Q-02 e tem anexo (casa pioneira) no Bloco 124 da UEM. Fica aberto de segunda a sexta-feira: 8h às 11h15 e 13h10 às 16h40. Para grupos, é preciso agendar: (44) 3011-4554.

 

museus uem dia internacional 07

Museu da Bacia do Paraná pode ser visitado nos blocos Q-02 e 124

 

Mudi – Fica no Bloco O-33 da UEM. Horários de visitação: terça e quinta: 8h às 11h, e 14h às 17h; quarta: mesmos períodos anteriores e também das 19h30 às 22h; sexta: 8h às 11h; domingo: 13h30 às 17h. O telefone desse museu é (44) 3011-4930.

 

museus uem dia internacional 08

Bloco O-33 da UEM é onde está Museu Dinâmico Interdisciplinar

 

Museu de Geologia – Encontra-se no Bloco J-01 da UEM. É aberto para visitas de segunda a sexta, das 13h30 às 19h30, e aos sábados mediante agendamento: (44) 3011-6024 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

museus uem dia internacional 09

Visite o Museu de Geologia no Bloco J-01 da universidade