Tools

Amusep

Mauro Baesso falou do desempenho da UEM e esclareceu pontos sobre a resistência das universidades públicas em ingressarem no Sistema RH Meta 4

Além do reitor, também  participaram da reunião mensal da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), a vice-governadora do Paraná Cida Borghetti e o chefe do Estado Maior do Terceiro Comando Regional da Polícia Militar (3º CRPM), coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha,. O encontro, na sede da entidade, foi realizado nesta sexta-feira (11) pela manhã. O gerente regional do Sebrae, para o noroeste do Estado, Luiz Carlos da Silva, e o consultor da instituição, Marcos Aurélio Gonçalves, também estiveram presentes.

Cida falou sobre as ações do governo desenvolvidas em todo o Estado. Destacou os projetos relacionados à Saúde, Educação e Segurança Pública. “O Hospital Universitário de Maringá vai ganhar mais cem leitos. Centenas de escolas vão passar por reformas. Viaturas novas e armas ajudam a reforçar o policiamento e o combate à criminalidade”, ressaltou. Citou a instalação, em Maringá, de uma unidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a produção de medicamentos usados no tratamento de câncer e comentou ser a primeira visita dela à nova sede da Amusep.

O reitor da UEM apresentou dados sobre a instituição e esclareceu pontos sobre a resistência das universidades públicas em ingressarem no Sistema de Recursos Humanos - RH Meta 4. Argumentou que o foco do impasse está relacionado ao regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide), que permite aos professores desenvolverem projetos de pesquisa e outras atividades voltadas à ampliação do conhecimento. Adiantou, no entanto, que um projeto de lei, prestes a ser apresentado na Assembleia Legislativa, vai equacionar o problema.

Com a responsbilidade de assegurar o policiamento em 116 municípios do noroeste do Paraná, o coronel Padilha fez um relato das ações atuais e dos planos que pretende executar no comando do 3º CRPM. Um deles é a instalação do Estado Maior em uma sede própria, em fase de construção em uma área próxima ao campus sede do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Frisou que a chegada das novas viaturas e de “armamento pesado”, acomo fuzis e submetralhadoras, favorece o trabalho de combate ao crime. Declarou ainda que vai ampliar a parceria com as prefeituras, para elaborar programas de prevenção integrados com as policias Civil e Militar.

Comitê Territorial - A constituição do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambientes para os Pequenos Negócios foi o motivo que levou os técnicos do Sebrae a participarem do encontro da Amusep. Luiz Carlos e Marcos Aurélio foram reforçar o convite para os prefeitos estarem presentes no evento a ser realizado no próximo dia 17 (quinta-feira), pela manhã, na sede do Escritório Regional da instituição. A partir das 8h30, haverá a exposição da proposta, da finalidade, como será a organização e como a estrutura vai atuar na região.

O maestro e arranjador Tom Brasil também teve um espaço no encontro para falar sobre o projeto “Tom Brasil Canta a Moda Brasileira” e uma palestra musical voltada para os servidores municipais.