Tools

cartas patentes - uem 20170502 1567557729

Em evento comemorativo, o reitor entregou documento aos inventores; pesquisador do Inpi proferiu palestras e está ministrando workshops

 

Numa solenidade ocorrida, ontem (2), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou mais quatro cartas-patentes obtidas nos últimos três anos, além de seis certificados de registro de programas de computador (software) e um de marca. A relação dos nomes dos inventores e dos títulos dos trabalhos pode ser vista aqui.

Realizado no auditório do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual (celebrado no último dia 26 de abril), o evento contou com a presença do pesquisador em patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Douglas Alves Santos.

O reitor Mauro Baesso, ao entregar as cartas e os certificados aos inventores, parabenizou-os pela iniciativa e destacou a importância e o reconhecimento da Universidade em realizar um evento desta natureza. 

Diversas outras autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Granhen Tavares, e de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, além da assessora de Inovação, Graciette Matioli; entre outros.

O pesquisador do Inpi Douglas proferiu duas palestras, ontem, e permanecerá até amanhã (4), na UEM, ministrando workshops. Nas palestras, o pesquisador abordou os temas "Publicar vs Patentear: a importância da Proteção do Conhecimento no meio Acadêmico" e e "Patentes Acadêmicas vs Patentes Universitárias". 

Na primeira, ele falou sobre algumas questões, como o motivo que leva os acadêmicos a se sentirem obrigados a publicar apressadamente seus trabalhos de pesquisa e a questionar se a publicação de artigos é a forma mais correta de se reivindicar o direito ao reconhecimento científico.

Na segunda palestras, o pesquisador buscou demonstrar a diferença do conceito existente entre as patentes acadêmicas e as universitárias. Graduado em Engenharia Química, mestre em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural, Douglas é doutor em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos. Pesquisador em Propriedade Industrial no INPI, atua como examinador de patentes. 

 

Workshops

 

Nesta quarta-feira, Douglas ministrou, pela manhã e à tarde, o workshop "Propriedade Industrial e Meio Ambiente: Conjunções e Impactos", onde foram abordados temas relacionados à evolução da questão do meio ambiente no cenário internacional, tecnologias  e desenvolvimento sustentáveis, estratégia de utilização das informações contidas em documentos de patentes em tecnologias limpas/verdes, aspectos da proteção de patentes verdes, entre outros. 

Amanha (4), ele ministrará, também de manhã e à tarde, o workshop "Recuperação de Informação Tecnológica Sensível com Foco a Pesquisadores e Alunos de ICT´s - Patentes como Fonte de Informações Tecnológicas".

O curso terá uma parte teórica durante a manhã, onde serão tratados temas relacionados à importância da recuperação de informação tecnológica, empregando-se buscas em bases de documentos patentários como lastro para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. À tarde, haverá uma prática de busca em base de dados de patentes. 

O evento para a entrega das cartas patentes, certificados de registro de programas de computador (software) e de marca foi organizado pelo NIT da UEM, em parceria com o Inpi. Outras informações sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica podem ser obtidas no site

Veja, a seguir, fotos do evento na galeria de imagens.