2017-03-09 Colação UMUARAMA- 3096888

A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (9), no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, reunindo 146 graduandos

Foi a vez dos formandos do Câmpus Regional de Umuarama receberem o diploma. Em noite marcada por comemorações e momentos de forte emoção,  146 formandos comemoraram, nesta quinta-feira (9), a conquista da conclusão de um curso superior pela UEM.

Colaram grau 30 graduandos em Engenheira Civil, 23 em Medicina Veterinária, 28 em Tecnologia em Construção Civil, 21 em Agronomia, 14 em Engenharia Ambiental, 13 em Engenharia de Alimentos, 9 em Tecnologia em Alimentos e 8 em Tecnologia em Meio Ambiente.

A sessão solene foi presidida pelo reitor Mauro Baesso e reuniu professores, coordenadores de curso, diretores de centro e várias outras autoridades acadêmicas. Além de representantes de entidades e dos poderes legistativo e executivo do município.

Em discurso, o reitor falou da capacidade transformadora que esses jovens profissionais têm nas mãos, se escolherem trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária. Baesso também fez um apelo aos formandos: de que o sucesso profissional e a compensação financeira sejam alcançados dentro dos limites da ética.

A professora Juliana Scanavaca, paraninfa geral dos formandos, falou da própria experiência profissional e de como descobriu seu dom para ensinar. “Diferente do talento, que pode ser desenvolvido, o dom é uma capacidade inata”, salientou a professora, aconselhando os formandos a buscarem o próprio dom, a compor a própria história e a exercer com satisfação a profissão que elegeram.

Outro discurso da noite foi o da oradora de turma,Nicole Ferreira Silva, do curso de Tecnologia em Meio Ambiente. Para ela, a busca não foi unicamente pelo diploma, mas também pelo conhecimento. “Acredito que estamos saindo daqui melhor do que quando entramos. Nos tornamos pessoas mais maduras, cidadãos mais críticos e acima de tudo melhores seres humanos”, disse ela.

Graduação e pós
Entre os câmpus regionais, o de Umuarama é o que tem maior número de cursos e alunos. Além disso, estão em atividade dois programas de pós-gradução: em Ciências Agrárias e em Produção Sustentável e Saúde Animal. Durante a colação, o reitor anunciou a formalização de um novo programa a ser ofertado no Câmpus Regional de Umuarama. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, que é resultado de uma associação entre a UEM e Instituto Federal do Paraná (IFPR) e foi formatado dentro de uma proposta interdisciplinar.

O vice-prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel da Silva, também presente na cerimônia de colação de grau, disse que a UEM tem um papel importante no desenvolvimento do município e que a Prefeitura busca ser parceira da instituição.

O diretor da fazenda do Câmpus Regional, Jefferson Botelho, destacou que o diploma da UEM tem peso e valor no mercado regional. Segundo ele, 40% dos alunos que cumprem estágio curricular são contratados. Esse índice de empregabilidade faz com que os profissionais permaneçam na região, o que é bom para o desenvolvimento local.

Veja Galeria de Fotos da Formatura

Abre Aspas

A equipe da Assessoria de Comunicação registrou, em vídeo, alguns momentos da solenidade e colheu depoimentos de formandos e autoridades. Com imagens de Heitor Marcon e Felipe Ribeiro e edição de Phill Natal.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv