As soon as you open an account Bet365 will send you a 10 digit Offer Code via email. Receive Your £200 bet365 Welcome Promo Bonus plus £50 Mobile Promo

Ferramentas

2011-11-25 museu da bacia do parana- MG 0226-site

O decreto vai possibilitar financiamentos para preservação da estrutura e manutenção do acervo histórico

No dia 19 de dezembro, o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, decretou o tombamento do Museu da Bacia do Paraná (MBP). Este era um anseio da coordenação do museu, que havia formalizado o pedido há três anos.

A partir de agora, projetos de financiamento poderão ser encaminhados com aceitação mais efetiva junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, além disso, disporem de recursos oferecidos pela Lei Rounet. "Os projetos do MBP são pautados pelos referenciais da sustentabilidade e visam garantir acessibilidade a todos os cidadãos e o seu direito a memória, inclusive aos segmentos menos favorecidos", comenta a coordenadora do museu, Sandra Pelegrini. Atualmente, o MBP é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá, os recursos para o custeio estão incluídos no orçamento da UEM.

Para o professor Sergio Luiz Thomaz, que ficou à frente do museu por 33 anos, o tombamento é o auge na história do MBP. "As autoridades devem, agora, dar o devido respeito à primeira "casa de madeira' erguida durante a colonização de Maringá, já que se trata, oficialmente, de um patrimônio cultural da cidade", acrescenta Thomaz.

Dados do museu

Inaugurado em 14 de abril de 1984, o Museu da Bacia do Paraná funciona na primeira casa construída em Maringá em 1946, a antiga residência do administrador da Companhia Melhoramento Norte do Paraná (CMNP) foi cedida à UEM. A casa possui uma área de 250 m², foi desmontada de sua localização original e remontada no “Campus da Universidade”. Seu acervo, chegando a aproximadamente 3,5 mil peças, doado em sua maioria pela CMNP, consta de fotografias, publicações de documentos, fragmentos vegetais e animais, aparelhos e equipamentos topográficos de época e utensílios da cultura indígenas.
    
Horários de visitação

De segunda a sexta, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
Telefone: (44) 3011-4294
Localização: Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Campus da UEM
 
Conheça o Museu em 360º
http://vitrinavirtual.com.br/maringa/baciadoparana/baciadoparana.html