A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza, de 7 a 9 de dezembro, o 1º Simpósio de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. Uma das propostas do evento é promover a integração dos programas de pós-graduação da instituição. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de dezembro pela internet.

A programação inclui quatro palestras, que ocorrerão no anfiteatro do Bloco C67. A primeira será ministrada no dia 7, a partir das 8h30, por Leoberto Balbinot, do INPI, que vai falar sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Ainda no dia 7, a partir das 14 horas, Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, fala sobre Integridade na Pesquisa.

No dia seguinte, nos mesmos horários, as palestras serão proferidas por Eduardo Winter, do INPI, sobre Mestrado Profissional, e Guido Bresolim Jr, da Faciap, sobre o tema Empreendedorismo e Inovação.

A última palestra programada será proferida no dia 9, às 8h30, por Maria José Soares Mendes Giannini, da Unesp, sobre o tema Avaliação da Pós-Graduação: novas métricas.

A programação inclui ainda sete mesas temáticas, uma por grande área. A ideia é que os debates nessas mesas envolvam os temas apresentados nas palestras.

O Simpósio é voltado aos docentes da UEM que ministram disciplinas na pós-graduação ou que orientam Projetos de Iniciação Científica (Pibic) ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Além de integrar os programas, os organizadores querem levantar os problemas de cada área, possíveis soluções e prospecção de ações de integração, que contribuam para o desenvolvimento de políticas, internas e externas, inerentes à pós-graduação, pesquisa e inovação. Para outras informações acesse o site do evento.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv