A UEM recebeu, no último dia 15, Sensei Tasuke Watanabe – faixa preta 8º Dan, Técnico da Seleção Brasileira de Karatê-Dô Tradicional. Ele veio a Maringá para ministrar curso teórico/prático de Karatê Tradicional.

Watanabe, que é uma lenda viva do Karatê Tradicional, impressionou os participantes do curso com seu currículo: Campeão Mundial de Karatê em 1972, como atleta, vencendo o primeiro campeonato mundial de karatê organizado pela WUKO (World Union of Karate-do Organizations) e Campeão Mundial 18 vezes, como técnico, conquistando o último título no 15º Mundial de Karatê Tradicional organizado pela ITKF (International Traditional Karate Federation) onde seus atletas conquistaram o título de Campeões de Kumite (combate) por equipe, em novembro de 2010, na cidade de Curitiba.

Alunos de todas as graduações, de faixa branca à preta, prestigiaram o curso. Watanabe destacou que os ensinamentos do Karatê Tradicional vão muito além da arte marcial, devem ter o objetivo de preparar as pessoas para a vida, ensinando práticas e valores como companheirismo, educação, saúde, disciplina, respeito e autocontrole. Desta maneira, devem contribuir para a formação do caráter dos praticantes.

Além de Maringá, Sensei Watanabe passou por mais cinco cidades do Estado (Curitiba, Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama e Apucarana), num tour de cursos e palestras, demonstrando sua preocupação com a formação dos professores que trabalham com o Karatê Tradicional.

Mais informações sobre o Projeto de Karatê da UEM podem ser obtidas na Secretaria da CDR, bloco M06 sala 20 ou pelo fone 3011-4314.