Os alunos do projeto de Karatê da UEM participaram de um Curso de Karatê Tradicional, ministrado pelo sensei Expedito Borges, faixa preta 5º Dan e vice-presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná. No mesmo dia, foi realizado o III Exame de Faixas do Projeto de Karatê CEAF/UEM, promovido pela Coordenadoria de Desporto e Recreação da Universidade. Ao todo, vinte oito alunos foram submetidos ao exame de graduação, que contou com uma banca de cinco professores faixa preta, presidida pelo sensei Borges, que avaliaram os karatecas.

Foram promovidos para a faixa amarela doze alunos, para a faixa vermelha oito alunos, outros cinco alunos para a faixa laranja. A aluna Camila Santiago Luz, mestranda em história, conquistou a faixa verde, obtendo o melhor desempenho no exame. Um aluno foi promovido à faixa roxa e outro conquistou a faixa marrom, a última antes da preta.

O professor Marcelo Alessandro Pereira (DEF), responsável pelo Projeto de Karatê da UEM, explica que teve a iniciativa de convidar o sensei Borges, de Apucarana, para ministrar o curso e realizar o exame de graduação, visando estreitar laços com a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná. “É muito importante para os alunos ter o respaldo de uma Federação em seus certificados de graduação. Agradecemos ao Sensei Borges pela presença em nosso evento.”

O projeto de Karatê do CEAF/UEM, através da Associação de Karatê-Dô Corpo & Alma, tem a intenção de trazer para UEM outros grandes nomes do Karatê Brasileiro para ministra cursos e treinamentos, entre eles, já está acertada com a Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional a vinda do sensei Luiz Tasuke Watanabe.

Sensei Watanabe (8º Dan) foi campeão Mundial de Karatê em 1972. Atualmente, é membro da Comissão Técnica da ITKF (International Traditional Karate Federation), Coodernador de Arbitragem, sendo também o técnico da Seleção Brasileira de Karatê-Dô Tradicional, que conquistou o título de Campeã de Kumite por equipe no 15º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, que aconteceu em Curitiba em novembro de 2010.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas na secretaria da CDR, pelo fone 3011-4314 ou pelo site www.def.uem.br.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv