A ministra Márcia Lopes, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, falou das principais ações de sua pasta na Universidade Estadual de Maringá, nesta manhã (13). Durante sua visita, salientou que não se pode falar de desenvolvimento sem as universidades, centros de formação de profissionais e de produção de conhecimento. “Não se pode fazer uma transformação sem a academia, que é o centro de pesquisa, extensão e estudos”. Comentou sobre o Sistema Único de Assistência Social em implantação, sobre o Bolsa Família, o Fome Zero. Destacou que a intenção do governo é desenvolver as ações com estratégias e serviços públicos desvinculando-os da ideia do clientelismo, da barganha, do paternalismo. Apontando que houve uma ascensão dos brasileiros e que, hoje, 70% da população estão nas classes A, B e C, ressaltou que as instituições de ensino superior precisam estar prontas para formarem profissionais e desenvolverem ações, projetos para essa nova realidade.

O vice-reitor Mário Azevedo informou sobre o caráter regional da UEM, os vários câmpus regionais e sobre os cursos oferecidos neles. Falou ainda de sua admiração pelo Bolsa Família que tem mudado a vida de muitos brasileiros. Percebe-se uma mudança na aparência e humor da população por conta dos programas que têm dado a ela mais saúde e dignidade.

Azevedo aproveitou a ocasião para convidar a ministra para falar aos alunos do curso de Serviço Social, recém-criado em Ivaiporã. A ministra também foi convidada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Wania Rezende, para participar da Conferência Internacional sobre Sustentabilidae e Economia Social, que a UEM, por meio das pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Pós-Graduação e Escritório de Cooperação Internacional, promoverá de 21 a 24 de setembro. Rezende aproveitou a ocasião e repassou dados de projetos da UEM nas áreas desenvolvimento social, segurança alimentar e meio ambiente.

A ministra Márcia Lopes recebeu um kit comemorativo dos 40 anos da UEM das mãos do vice-reitor Mário Azevedo e também concedeu uma entrevista para a Rádio UEM FM. Depois, seguiu com a comitiva para a inauguração do Restaurante Popular, na Avenida Lauro Werneck.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv