Imprimir

Rapaz do interior do MS é o primeiro colocado no vestibular da UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta terça-feira (7), pela internet, o resultado dos vestibulares de Verão 2016, EAD 2016 e da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Juliano Petry Pesarico, morador de uma pequena cidade no interior do Mato Grosso do Sul, obteve a maior pontuação no Vestibular de Verão, aprovado em medicina com 587,3 pontos dos 720 possíveis.

Pesarico, de 18 anos, estudou o ensino fundamental em escola pública na cidade de Laguna Carapã, que possui apenas 6 mil habitantes, e cursou o ensino médio em escola particular em Dourados, também no Mato Grosso do Sul.

Embora tenha sido o primeiro colocado geral na UEM, Pesarico decidiu que vai cursar medicina no campus da Universidade Federal de Toledo, onde já fez a matrícula e começa a estudar em março deste ano. O estudante diz que fez a opção por considerar que o sistema federal de ensino superior tem mais "peso" e que a cidade de Toledo, por ser menor que Maringá, facilita seu deslocamento.

Pesarico chegou a cursar Farmácia, em 2016, na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, durante um mês, mas abandonou o curso para estudar para o vestibular de medicina. 

Em 2015, ele também passou nos vestibulares de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e no de psicologia do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, em Cascavel, ambas particulares. Porém, optou por aguardar mais porque queria ingressar numa instituição pública de ensino.

PAS e EAD

Outro destaque foi o primeiro colocado na lista dos aprovados no PAS 2016: Felipe Steinmacher Batista, que optou pelo curso de medicina e alcançou 1.365 pontos. Não bastasse esse bom desempenho, Felipe também viu seu nome entre os aprovados na lista do Vestibular de Verão, ficando em segundo lugar entre os classificados para o curso de medicina, com score final de 572,1 pontos. E essa história ainda tem mais um 'ingrediente'. No Vestibular de Inverno da UEM ele foi o primeiro lugar geral tendo escolhido, naquela ocasião, a graduação em engenharia química.

Felipe é filho de um servidor da UEM, Denerval Mendez Batista. O pai orgulhoso conta que o filho sempre foi um bom aluno e que nem chegou a fazer cursinho. Está indo direto do ensino médio para a faculdade. Focado no objetivo, ao longo dos anos, ele estabeleceu um ritmo de estudos que seguiu disciplinadamente, mas sem abrir mão do lazer. Denerval acredita que o desempenho no Vestibular de Inverno o deixou mais tranquilo para as provas do PAS e do Vestibular de Verão, contribuindo para esses resultados.

A primeira colocada no Vestibular EAD foi Camila Colombo dos Santos que atingiu 220 pontos para o curso de Pedagogia polo de Sarandi.

Desempate

Para efeito de desempate entre dois ou mais postulantes a um mesmo curso, turno e campus, a vaga será destinada ao candidato que tiver comprovado renda familiar inferior a dez salários mínimos ou o de menor renda, quando mais de um concorrente preencher o critério inicial.

Vale lembrar que, na inscrição para o vestibular, o candidato declarou a renda familiar em salários mínimos. Os documentos comprovando o rendimento serão apresentados no ato da matrícula, caso haja empate. Em caso de informação falsa, o candidato está sujeito à perda da vaga.

Matrícula dos aprovados

As matrículas serão efetuadas pela internet, de 13 a 15 de fevereiro, com o envio da documentação até o dia 16 de fevereiro. Vale dizer que no mesmo período também será realizada a matrícula dos aprovados no Vestibular de Inverno 2016.

A lista com a publicação das vagas remanescentes, em segunda chamada, dos vestibulares de Inverno e de Verão, do Vestibular EAD e do PAS (terceira etapa), será publicada no dia 6 de março, no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos.

A consulta do desempenho das provas será liberada de 7 de fevereiro a 6 de março. Para os aprovados no Vestibular EAD, as aulas terão início no dia 4 de março e para os matriculados nos vestibulares de Inverno e de Verão e na terceira etapa do PAS, no dia 3 de abril. 

Vestibular de Inverno 2017

A data de inscrições para o próximo vestibular da UEM, o de Inverno 2017, está definida. Elas serão aceitas de 10 de abril a 10 de maio, somente pela internet, por meio do site www.vestibular.uem.br. As provas serão aplicadas de 16 a 18 de julho.

Colaboração Assessoria de Imprensa

https://massanews.com/noticias/educacao/rapaz-do-interior-do-ms-e-o-primeiro-colocado-no-vestibular-da-uem-ogEj4.html