Imprimir

Banco de Leite precisa de doações

Está faltando leite no Banco de Leite do Hospital Universitário (HU) de Maringá (HU). O estoque atual deve durar no máximo 2 semanas, e caso não haja doadoras, o alimento ficará em falta para os bebês prematuros que nascem nos hospitais da cidade e da região.

O tempo frio diminuiu a quantidade de doações em 70% nas duas últimas semanas, segundo a enfermeira responsável pelo setor em Maringá, Chrystina Beatriz Genovez Tavares. Ela explica que, por mês, cerca de 150 bebês nascem nos hospitais de Maringá e região antes de completar os 9 meses de gestação, o que implica necessidade de captação de 250 litros de leite humano por mês.

Ricardo Lopes


Vilmara, doadora frequente; mãe não queria jogar o excesso fora

Desde que o banco foi fundado, em 1996, a quantidade de doações sempre atendeu à demanda, pois as campanhas são realizadas antes de o estoque acabar. Mesmo assim, a enfermeira reforça que as doações devem ser retomadas com urgência, pois o leite doado demora cerca de 10 dias para ter o uso liberado, já que passa por exames de garantia de qualidade e pasteurização.

De acordo com Chrystina, o bebê prematuro não consegue mamar no peito da mãe e recebe o alimento por sonda. "Tem que ser leite humano, que além de nutrir de forma excelente, previne alergias e infecções", explica.
Para a enfermeira, o maior motivo para as eventuais faltas do alimento é a falta de informação.

"É preciso lembrar a população de que o banco existe e a doação é necessária", explica. Vilmara Aparecida Inocente, de Sarandi, se tornou doadora após o nascimento da filha, há 4 meses. Ela conheceu o banco de leite em uma clínica que frequentava e ligou para se informar.

"Tenho muito leite e não queria jogar fora, então fui armazenando", conta, acrescentando que vai doar até retornar ao trabalho, em 1 mês. "É importante para ajudar crianças que não têm. Quando tiver outro filho, pretendo continuar doando", diz.


COMO DOAR
Para doar leite, basta à mãe entrar em contato com o Banco de Leite pelo (44) 3011-9174 e se oferecer como doadora. O funcionário vai passar as orientações e deixar o material necessário para a coleta na casa da doadora, além de um folder explicativo.


Toda semana o leite armazenado será recolhido em casa. A mãe que deseja doar o leite excedente deve apresentar a carteirinha do pré-natal na hora do cadastro. Os exames devem comprovar a ausência de problemas de saúde.

http://www.odiario.com/cidades/noticia/575284/banco-de-leite-de-maringa-precisa-de-doacoes/