Imprimir

Professor contesta estudo do BID

Outro dia publiquei aqui as conclusões de um relatório divulgado pelo BID, que aponta relação direta entre infraestrutura nas escolas e nível de aprendizagem.

Para o pedagogo e professor Luiz Carlos Faria da Silva, porém, a afirmação não tem base científica.

O raciocínio é simples: de um lado, os pesquisadores olharam as notas dos estudantes num teste internacional (Serce) e, do outro, as instalações das escolas.

Mas, segundo Luiz Carlos, o método não exclui a possibilidade de que outros fatores, na verdade, sejam a causa real das variações.

- Estamos fazendo muita onda e disseminando muita confusão por conta disso. Muito estudo vai sendo jogado para a imprensa e os resutlados, divulgados, sem que passem por uma crítica de quem entende de metodologia científica - diz.

Doutor em educação pela Unicamp, Luiz Carlos é professor de filosofia e história da educação na Universidade Estadual de Maringá, além de especialista da Oscip Instituto Millenium. Foi membro do grupo de estudos sobre aprendizagem infantil da Academia Brasileira de Ciências.

Ele afirma que o professor é o fator isolado que mais contribui para explicar diferenças de desempenho escolar:

- Só tem um problema: quando você tenta entender o que faz um professor ser bom ou ruim, a gente ainda não conseguiu descobrir.

http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/posts/2011/10/23/professor-contesta-estudo-do-bid-412791.asp