Imprimir

Abatedouro construído em Sarandi nunca foi usado

Uma obra que há 18 anos custou R$ 1 milhão e deveria ser o ponto de partida para o fortalecimento da pecuária na região hoje não passa de um monte de escombros em um matagal. O abatedouro de bovinos construído em Sarandi nunca chegou a ser usado.

O prédio foi abandonado assim que a construção terminou. Transformador de energia e parte da fiação elétrica foram furtados. Telhado, vidraças, portas, instalações hidráulicas, cerâmica e madeira desapareceram.

Mesmo depois de abandonado, o matadouro foi disputado por igrejas – que pretendiam instalar instituições de recuperações usuários de drogas –, ONGs e cooperativas. Este ano, representantes do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tentaram requisitar o espaço para criação de tilápias, mas a ideia não prosperou.

Há 4 anos, depois de uma denúncia feita pela ONG Brasil Fauna e Flora Transparência Aqui, o Tribunal de Contas do Paraná (TCE) condenou o município a devolver o dinheiro que recebeu do Estado, mas recursos da prefeitura impediram o ressarcimento. O TCE, então, recomendou o aproveitamento da área com outros fins, o que também não aconteceu.

O abatedouro foi construído com recursos do Estado e contrapartida da prefeitura. O projeto foi executado na primeira administração de Milton Martini, que chegou a inaugurar a obra. O prefeito seguinte, Júlio Bifon, disse que a prefeitura não tinha como bancar o funcionamento.

"O dinheiro da arrecadação era destinado à educação e à saúde, e preferimos repassar a administração do matadouro a algum interessado, mas não conseguimos."

Em 2008, o TCE exigiu que a prefeitura desse destinação ao local. Segundo o então corregedor-geral do TCE, conselheiro Caio Nogueira Soares, houve "evidente prejuízo aos cofres públicos, já que o dinheiro do contribuinte foi investido e o bem não foi utilizado."

O atual prefeito, Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT), chegou a repassar o terreno para a Casa de Recuperação Nossa Senhora da Esperança, mas até agora nada foi realizado.

http://avantesdi.blogspot.com.br/2012/07/abatedouro-construido-em-sarandi-nunca.html