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Governo quer reestruturar colégios de aplicação

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, reuniu-se nesta quarta-feira (25) com professores das universidades estaduais de Maringá, Londrina e Oeste – onde funcionam os colégios de aplicação pedagógica (CAPs) voltados à educação infantil e aos ensinos fundamental e médio. Eles reivindicam que os CAPs, hoje mantidos por meio de convênios, façam parte da estrutura das universidades.

Além de prestar serviços à comunidade, os colégios de aplicação são laboratórios de investigação, experimentação e inovação de técnicas pedagógicas. Também servem como campos de estágios, especialmente para os cursos de licenciatura. Atualmente, funcionam nas instituições estaduais de ensino superior através de acordos com prefeituras e secretarias de Estado, sem estrutura jurídica própria.

"Temos realidades distintas e queremos dar um direcionamento técnico ao problema. Por isso, estamos criando um grupo de trabalho para fazer uma proposta única. Existe vontade política para dar um encaminhamento à questão. Vamos trabalhar em conjunto com as secretarias da Educação e da Administração", disse Leal.

"Precisamos identificar as necessidades de cada universidade. As escolas não são para servir o filho do funcionário ou do professor. São centros de aprendizado para as licenciaturas e devem oferecer ensino de qualidade", afirmou a reitora da Universidade Estadual de Londrina, Nádina Moreno.

"Temos todas as licenciaturas na universidade. Se os professores da instituição derem aulas no centro de educação infantil, haverá uma troca significativa, o aprendizado será muito grande. Ganham a universidade e a comunidade", disse a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá, Neusa Altoé.

"É preciso ter clareza dos objetivos das escolas. Nossa intenção é inovar e criar uma estrutura que possa até servir de modelo. Apostamos em escolas de excelência. Se assumimos um compromisso, devemos ter resultados", destacou o secretário.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-12--148-20120425