Imprimir

UEM aparece entre 20 melhores universidades do país

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é 19ª universidade melhor classificada no Ranking Universitário Folha (RUF) , do jornal Folha de S. Paulo. O ranking é nacional e classifica as universidades brasileiras de acordo com a qualidade em itens como pesquisa e ensino.

Entre as universidades paranaenses, a UEM é a segunda melhor colocada, atrás da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ocupa a 7ª posição. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aparece em terceiro lugar entre as universidades paranaenses, na 25ª posição do ranking.

A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira colocada, com nota final de 98,78, de acordo com os itens avaliados pelo ranking. UFPR obteve nota 79,88, UEM 64,89 e UEL 59,96.

Nenhuma universidade, faculdade ou centro universitário particular da região se classificou entre as 232 entidades avaliadas pelo RUF.

Metodologia

De acordo com o site Ranking Univeristário Folha (RUF), o jornal definiu uma metodologia baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.

Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades - instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC.

Já os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos.

De acordo com a Folha de S. Paulo, quatro critérios foram levados em consideração para a classificação do ranking: pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado e inovação.

http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1293339&tit=UEM-aparece-entre-20-melhores-universidades-do-pais