Imprimir

Frio provoca geada em Maringá e temperatura negativa em Campo Mourão

A temperatura mínima registrada pela Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi de 2ºC

O frio da madrugada desta quinta-feira (4) provocou geada em várias cidades das regiões Noroeste e Centro-oeste do Paraná. Em Maringá, o fenômeno ocorreu de forma moderada, principalmente em áreas de baixadas e fundos de vale. A temperatura mínima registrada pela Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi de 2ºC.

Em Campo Mourão, a cerca de 90 quilômetros de Maringá, a temperatura foi negativa no início da manhã. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros registraram -0,8ºC às 7h, com sensação térmica de -2,7ºC. Para esta quinta, a temperatura máxima em Maringá deve ficar em 14ºC. O frio deve diminuir no sábado (6), quando as temperaturas oscilam entre 11ºC e 23ºC.

Mais geada

Na manhã desta quinta, o Simepar emitiu um novo alerta geada, que prevê a ocorrência do fenômeno em quase todo o Paraná. Segundo o boletim, a massa de ar frio ainda favorece a ocorrência de temperaturas baixas no Paraná. A pouca presença de nuvens na região força uma perda radiativa de calor junto à superfície, aumentando as áreas de risco.

Entre o Centro e o Sul, as condições são mais favoráveis a geadas de maior intensidade. Na região de Maringá, a geada deve ocorrer de maneira fraca.

Alerta a agricultores

No alerta geada, o Iapar recomenda aos cafeicultores que façam o enterro de mudas nas lavouras plantadas em até seis meses. Já naquelas plantadas entre seis meses e dois anos, deve-se fazer o “chegamento” de terra no tronco das plantas. No caso de viveiros, a orientação é para que sejam protegidos com cobertura vegetal ou de plástico.

http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1154304&tit=Frio-provoca-geada-em-Maringa-e-temperatura-negativa-em-Campo-Mourao