Semana Integrada da Agronomia reúne três eventos acadêmicos na UEM

    semana-integrada-da-agronomia-reune-tres-eventos-academicos-na-uem
    15-10-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu início, na segunda-feira (14), à quarta edição da Semana Integrada da Agronomia (SIA). A programação, que reúne três eventos acadêmicos históricos para a comunidade acadêmica do curso, vai até sexta-feira (18), com atividades no recinto de leilões Ermelindo Bolfer, localizado na Sociedade Rural de Maringá.

    Integram a SIA o 41º Ciclo de Debates Agronômicos, o 16º Simpósio de Grandes Culturas e a 19ª Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia. As atrações incluem palestras, mesas-redondas, atividades práticas e apresentações de trabalhos, com atenção especial, nesta edição, à cultura do trigo. A programação completa da SIA pode ser consultada no perfil oficial do evento no Instagram (@sia.uem).

    A organização é do Departamento de Agronomia (DAG), afeto ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM, em parceria com o Centro Acadêmico José Lutzemberger (Cajol), o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia e a empresa júnior AgroJr Consultoria. Também apoiam a iniciativa a Sociedade Rural de Maringá (SRM), a Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (Amea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PR), bem como demais patrocinadores e entidades privadas.

    Durante a semana, todas as aulas e atividades letivas do curso de Agronomia do câmpus Maringá foram transferidas para a SIA, com transporte ofertado pela UEM, o que permite a participação integral dos acadêmicos. O recinto de leilões esteve lotado para a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença de autoridades, docentes, estudantes, profissionais da área e demais convidados.

    Presente à solenidade, a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, recordou a história de sucesso do curso de Agronomia da Universidade, que já graduou mais de 2.500 profissionais no câmpus de Maringá e no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). “Agronomia é um dos cursos que marca a história da UEM. A graduação surgiu há 47 anos para poder capitanear, aqui no Noroeste do estado, a força que tem o agro do Paraná e do Brasil. Saibam que vocês, acadêmicos, fazem parte de um curso que é muito promissor do ponto de vista profissional. O Paraná é o celeiro do Brasil, e o Brasil é o celeiro do mundo. Da mesma forma, é verdade que a UEM precisa muito de Maringá, mas Maringá e região não existiriam se não fosse a UEM”, afirmou a vice-reitora.

    Conforme o diretor do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade, a participação discente na organização da SIA é um dos destaques do evento. “Além da formação profissional, faz parte da missão da UEM formar cidadãos. Por isso, quero parabenizar os estudantes que integram e organizam esse evento, porque vocês estão aproveitando tudo o que a Universidade fornece. Que vocês participem, não só do curso, mas de todos os eventos que a Universidade proporciona e que fazem diferença na formação acadêmica e pessoal de vocês”, enfatizou.

    Na mesma linha, o coordenador do curso de graduação em Agronomia, Telmo Antonio Tonin, destacou a importância da realização de ações que extrapolam o câmpus universitário. “Existem diversos ambientes de aprendizagem. A sala de aula é um deles, e outros são eventos, congressos, simpósios e semanas acadêmicas como esta. É uma oportunidade única, por ser um evento pensado pelos alunos e para os alunos. Aproveitem”, finalizou.

    Também compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente da Amea, Paulo Milagres; a coordenadora-adjunta do curso de Agronomia da UEM, Reni Saath; o tutor do grupo PET-Agronomia, Antonio Carlos Andrade Gonçalves; a coordenadora do projeto EmpreendAgro, Adriana Aparecida Pinto; o coordenador estadual do programa Paraná Mais Orgânico (PMO), Ednaldo Michellon; o presidente do Cajol, acadêmico Michel Volpato; a gerente de marketing da AgroJr. Consultoria, acadêmica Larissa Silva Brambilla; e a representante do PET-Agronomia, acadêmica Bibiana Henkel Estivalet.

    A solenidade foi procedida pela palestra “A importância do trigo para o agronegócio: novas fronteiras”, ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) José Salvador Simoneti Foloni. Durante a tarde, o também pesquisador da Embrapa Osmar Rodrigues apresentou a palestra “Implantação da cultura do trigo e estratégias de adubação". Na sequência, os engenheiros agrônomos Jeferson Noles e Samuel Guerreiro encerraram o primeiro dia de atividades com a mediação de uma mesa-redonda sobre mercado de trabalho.

    A programação segue com mais atividades a partir desta terça-feira (15). As submissões de trabalhos acadêmicos e as inscrições on-line para acompanhar o evento foram encerradas na última semana. No entanto, conforme a organização, estudantes, profissionais e interessados no assunto ainda podem se inscrever e efetuar o pagamento da taxa de inscrição presencialmente, no hall de entrada do recinto de leilões Ermelindo Bolfer.



    Serviço
    4ª Semana Integrada da Agronomia

    41º Ciclo de Debates Agronômicos

    16º Simpósio de Grandes Culturas

    19ª Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia

    Local: recinto de leilões Ermelindo Bolfer, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, Sociedade Rural de Maringá - Avenida Colombo, 2186, Maringá-PR;

    Data: 14 a 18 de outubro, nos períodos da manhã e tarde;

    Tema: cultura do trigo;

    Público-alvo: estudantes, docentes, profissionais da área e interessados;

    Contato e programação: perfil oficial do evento no Instagram (@sia.uem).

    (Vinicius Guerra/UEM)

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2025 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.