Imprimir

UEM está entre as 20 instituições com maior aprovação no Exame da Ordem

Curitiba - A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a única paranaense entre as 20 instituições de ensino superior mais bem colocadas no último Exame da Ordem, divulgado ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela aparece na 14 posição; com um índice de aprovação de 71,3%, ou seja, 77 dos 108 inscritos pela universidade passaram pela avaliação.

A primeira do ranking é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais. Dos 102 alunos que fizeram a prova por essa instituição, 88 foram aprovados, 86,27%. Em seguida estão a Universidade Federal da Paraíba (84,4%) e a Fundação Universidade Federal de Viçosa (80%). A única instituição de ensino privada que figura no quadro das 20 de melhor desempenho é a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV). A OAB divulgou o resultado ordenado apenas das 20 primeiras colocadas.

O coordenador do curso de Direito da UEM, Aroldo Luiz Morais, diz que professores e alunos estão comemorando o resultado no ranking da OAB e lembrou que o curso vem mantendo uma boa regularidade nas provas da Ordem, tanto que foi contemplada com todos os selos OAB Recomenda. Ele acredita que o bom índice de aprovação deve-se ao comprometimento dos estudantes - que realizam estágio obrigatório nos três últimos anos da faculdade - e dos professores, que formam um quadro de 50% doutores e 50% mestres.

''Esse resultado mostra o comprometimento da UEM com os estudantes e com a sociedade'', avalia. O coordenador lembra que 60% dos acadêmicos do 5º ano que prestaram o exame para treinar também foram aprovados. O curso de Direito da UEM foi criado em 1966 e conta hoje com 816 alunos.

A reportagem entrou em contato com a regional da OAB para comentar o desempenho das instituições paranaenses, mas nenhum dos porta-vozes do órgão esteva disponível para comentar o resultado do exame.

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1326-20120509