Imprimir

Evasão também é problema

Na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) também houve a percepção da menor procura pelos cursos de licenciatura. ''Não são todos os cursos que tiveram queda na procura, Pedagogia ainda se mantém estável, mas percebemos que a queda foi mais acentuada nos últimos três anos'', afirma Líliam Faria Porto Borges, pró-reitora de graduação. Segundo ela, entre os fatores que explicam a baixa procura está a falta de reconhecimento social da profissão e as políticas educacionais de 1990.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) não foi feito um levantamento específico sobre a procura dos cursos de licenciatura nos últimos anos, mas o diretor de Ensino de Graduação, Eduardo Radovanovic, acredita que o número de candidatos é razoável e que talvez até tenha havido um aumento na procura.

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a pró-reitora de graduação, Graciete Tozetto Goes, explica que há cursos em que a procura é pequena mas por outros motivos. ''Tivemos baixa procura pelos cursos de bacharelado em Física, licenciatura em Letras com habilitação Português/Francês e o curso de licenciatura em Matemática integral. Nesses casos, acredito que o motivo seja porque não há o curso de francês no currículo escolar e no caso do curso integral, muitos alunos precisam trabalhar.''

A reportagem tentou contato com todas as instituições estaduais mas não obteve retorno de algumas até o fechamento da matéria. (E.G.)
 http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1121-20120409