Imprimir

'Agora já posso correr e chutar'

Celso Pacheco

UEM desenvolve projeto há um ano em uma fazenda experimental

Em Maringá (Noroeste) a Universidade Estadual (UEM) desenvolve desde março de 2011 o Projeto Equoterapia, considerado pioneiro entre as instituições de Ensino Superior do Estado. De acordo com o coordenador do projeto, Carlos Furtado, professor do Departamento de Zootecnia, os atendimentos são gratuitos. ''Durante 2011 foi desenvolvido o projeto piloto, com o objetivo de verificar demandas, limitações e possibilidade de parcerias.''


A equipe é formada por alunos e professores dos cursos de Zootecnia, Psicologia, Educação Fisica e Pedagogia da UEM, com previsão de participação de outros cursos afins com o desenvolvimento do projeto. Conta ainda com a colaboração voluntária da fisioterapeuta Marisa Tupan, especialista em Equoterapia.


Vinculado ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio às Pessoas com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), com a colaboração do Departamento de Zootecnia, o projeto é desenvolvido na Fazenda Experimental da UEM e também busca melhorar sua infraestrutura. ''A capacidade atual de atendimento ainda é limitada a poucos praticantes, com possibilidade de ampliação à medida que o projeto for obtendo recursos para aumentar sua infraestrutura'', explica Furtado.


Reinaldo de Jesus Barizão, pai da jovem Gabriela, viaja de Mandaguaçu uma vez por semana para levar a garota e está feliz com os resultados já obtidos. ''Ela já perdeu o medo do cavalo e agora gosta bastante. Já percebemos que ela melhorou os movimentos'', afirma.


José Marcos dos Santos, 11 anos, também é praticante há um ano e já comemora um feito comum para a maioria dos garotos, mas muito especial para ele: jogar bola. Seu avô, Silvério Luis dos Santos, conta que o garoto tem problemas motores e tinha dificuldades até para andar. Com a equoterapia já está bem melhor. ''Agora já posso correr e chutar'', conta José, sorrindo. (E.G)


Serviço: Mais informações sobre o projeto pelo fone (44) 3011-4448 ou 3011-4919.

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--476-20120404