Imprimir

UEM adota avaliação seriada

Estudante do ensino médio poderá ingressar na universidade sem ter que prestar vestibular

Maringá- Dezenas de escolas públicas e privadas do Paraná e também de outros estados brasileiros já se cadastraram no Processo de Avaliação Seriada (PAS) aberto pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) este ano. No Paraná, o PAS já acontece na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no País, teve início há 14 anos, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

''A avaliação seriada é uma discussão antiga na UEM, vem desde 1996. Mas o processo só foi aprovado no ano passado'', lembrou a secretária da Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, Walkiria Sampaio Coelho. Segundo ela, o PAS é voltado para todo aluno regularmente matriculado na primeira série do ensino médio. Uma vez inscrito no processo, o estudante é submetido a uma prova ao final de cada uma das três séries e a pontuação acumulada nos testes pode classificá-lo a uma vaga na universidade, sem a necessidade de responder o vestibular tradicional.

Ainda conforme Walkiria, 20% das vagas ofertadas nos cerca de 45 cursos da universidade serão preenchidas por meio do PAS, totalizando 600 estudantes. Para participar, é necessário que a escola e os alunos interessados façam a adesão ao processo com o preenchimento de um cadastro via internet. Só poderão se inscrever alunos que iniciarem o ensino médio a partir deste ano.

''Escolas públicas e particulares e os próprios alunos que se cadastrarem no processo terão acesso a informações específicas, como programas e datas de provas. Este ano, por exemplo, o teste acontecerá no último domingo de novembro, só para alunos do primeiro ano'', comentou Walkiria, que ao retornar das férias coletivas recebeu inscrições de nove escolas de fora de Maringá, entre elas uma de Presidente Prudente, no interior paulista.

A avaliação seriada seguirá praticamente o mesmo formato do vestibular e será elaborada por um comitê formado por professores da UEM. O resultado de cada avaliação anual estará disponível tanto para o candidato quanto para a escola cadastrada.

''Isso é bom porque em caso de baixo desempenho na primeira etapa do processo, ainda é possível corrigir as falhas e melhorar na fase seguinte'', avaliou a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi. Ela explicou que a opção pelo curso se dará apenas na terceira série do ensino médio e que o aluno inscrito no PAS poderá concorrer a uma vaga na universidade pelo vestibular tradicional se quiser, disputando um posto com o restante dos 80% de candidatos.

Segundo a pró-reitora, as ações do PAS incluem ainda aproximação entre a universidade e o ensino básico, com a organização de visitas, realização de mostras e palestras. ''Tudo com o objetivo de orientar os alunos para que eles conheçam melhor os cursos oferecidos, ajudando-os na escolha da futura profissão.''

Para o reitor da UEM, Décio Sperandio, a grande vantagem da avaliação seriada é que ela democratiza o acesso à universidade e melhora a qualidade do ensino. ''O fato de o ingresso na graduação estar presente desde o início do ensino médio contribui para que o aluno aproveite melhor o curso inteiro, sem aquela angústia do tudo ou nada do vestibular'', avaliou.

Serviço - Mais informações sobre o Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá no site www.pas.uem.br.

Mariana Guerin