Imprimir

MP denuncia UEM por maus-tratos a beagles


 

SXC / Cães beagle estão sendo utilizados porque é uma raça cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanosCães beagle estão sendo utilizados porque é uma raça cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanos

Na última sexta-feira (7), a Gazeta do Povo publicou em seu site uma matéria, assinada pelo repórter Marcus Ayres, sobre a decisão do Ministério Público de entrar com uma denúncia contra a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O motivo? O MP pede uma liminar para suspender a utilização de cães da raça beagle para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia.

Segundo a ação, os cachorros são mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central da UEM e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada.

Um laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) confirma as irregularidades e o MP ainda acusa que os cães são sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças são incineradas.

Segundo o texto, o responsável pelo Departamento de Odontologia da UEM teria informado ao promotor que os cães beagle são utilizados “porque é uma raça cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanos”.

 

http://www.gazetadopovo.com.br/blog/bloganimal/?id=1178934&tit=mp-denuncia-uem-por-maus-tratos-a-beagles