Imprimir

UEM dará suporte a pesquisas no Parque Nacional de Ilha Grande

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) assinou Termo de Reciprocidade com o Parque Nacional da Ilha Grande para desenvolver programas de ensino, de graduação e pós-graduação, de extensão e de pesquisa científica na área do parque e seu entorno, que encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do Rio Piquiri até a foz dos Rios Amambai e Ivaí, no Rio Paraná.

A proposta partiu do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, para que a UEM contribua com as demandas de apoio à conservação do parque, que possui mais de 78 mil hectares de área. O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, disse que esta é uma oportunidade importante para os dois lados do acordo; e que há diversos departamentos que podem contribuir com o Parque da Ilha Grande. “Vamos acompanhar essas ações de perto”, afirmou.

De acordo com o chefe do Parque Nacional, Romano Pulzatto Neto, o prazo de vigência do acordo é de quatro anos, período em que acredita ser possível “conquistar apoio da UEM para os diversos problemas de infraestrutura do parque e subsidiar diferentes pesquisa”.

 

TERMO

O Termo de Reciprocidade nasceu de pedido de Pulzatto ao Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da UEM (Nupélia). A ideia era que o núcleo pudesse contribuir com a minimização dos problemas do parque. “Porém, como há questões que vão além da atuação do Nupélia, procuramos a Assessoria de Planejamento da UEM para criarmos uma proposta que pudesse envolver outros departamentos e órgãos da universidade”, explica a coordenadora científica do núcleo, Carla Pavanelli.

http://www.tribunadecianorte.com.br/estadual/uem-dara-suporte-a-pesquisas-no-parque-nacional-de-ilha-grande-22360/