Imprimir

Cianorte deve ter Museu da Confecção

O APL (Arranjo Produtivo Local) de Confecções, em parceria com a Prefeitura realizou na última quinta-feira, 31, reunião para tratar da implantação do Museu da Confecção de Cianorte, um espaço que deverá contar a história da confecção do município por meio de peças e equipamentos usados ao longo das últimas cinco décadas, fotos e documentos de época. Lançada pelo APL de Confecções, o projeto de criar o museu cianortense surgiu em 2010 e vem sendo aprimorada desde então.

De acordo com o coordenador do APL, Oséias de Souza Gimenes, a ideia surgiu em uma visita à Modateca Deanna – Centro Internacional de Documentação de Moda da Emília Romagna, na Itália, que guarda mais de 15 mil peças de estilistas italianos consagrados nos últimos 40 anos e outras quatro mil peças confeccionadas a partir de 1900, além de acessórios e uma biblioteca com mais de seis mil títulos entre livros e catálogos.

“Nós também temos uma rica história,  que deve ser preservada e mostrada para as gerações futuras”, disse.  Segundo ele, uma pesquisa rápida, feita com jovens da cidade, indicou que muito poucos conhecem a história da indústria do vestuário e a sua importância para a economia do município. “O museu será uma fonte permanente de informações e dados não só para os cidadãos cianortenses, mas para interessados de todo o Brasil”, afirmou.

Para o prefeito Edno Guimarães, o Museu da Confecção será mais uma atração para incentivar o turismo da região e gerar riquezas para o comércio local. “Além do importante papel de resgatar e preservar nossa história, poderá também trazer mais visitantes ao município, movimentando o comércio e o setor de serviços, como a rede hoteleira, restaurantes”, observou. “É uma forma também de projetar ainda mais a imagem de Capital do Vestuário para todo o Brasil e até internacionalmente”, completou.

 

O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Vanderley Fernandes, informou que o governo municipal já destinou dois possíveis locais para a instalação do Museu da Confecção: o prédio do antigo fórum de Cianorte e as salas da Estação do Ofício.

Comissão

A Comissão formada para acompanhar o projeto e da qual fazem parte integrantes da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo; de entidades como o Sinveste (Sindicato da Indústria do Vestuário de Cianorte),  Asamoda (Associação dos Lojistas Atacadistas de Moda e Similares) e Asconveste (Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário de Cianorte);  das universidades UEM (Universidade Estadual de Maringá) e Unipar (Universidade Paranaense); do Sebrae e Sistema Fiep,  irá avaliar, na próxima semana, qual deles será mais adequado às instalações do museu. Durante a reunião, também foram detalhados os artigos da Lei Rouanet, que concede benefícios às atividades culturais.  Estavam presentes, ainda, a chefe da Divisão Municipal de Cultura, Michelle Bárbara Ferrari;  o consultor do Sebrae/PR Elvio Saito, coordenador do Projeto Pólo do Vestuário do Noroeste do Paraná; e empresários.

http://www.tribunadecianorte.com.br/cidades/cianorte-deve-ter-museu-da-confeccao-21079/