Imprimir

Cianorte ganha escola modelo de R$ 6 milhões

 

Começa neste mês de setembro a construção do Cento de Educação de Ensino Profissional de Cianorte. Os recursos, que somam R$ 6.087.603,17, são liberados pelo governo federal. A obra possibilitará incluir Cianorte entre os grandes centros de formação profissional.

 

O projeto é acompanhado pela Secretaria de Estado de Educação e segundo a chefe do Núcleo Regional (NRE) de Cianorte, Claudete Jacomini, as obras devem começar em breve.

 

O terreno onde será edificada a nova escola já foi limpo pela prefeitura. Trata-se de um espaço entre o campus da UEM – Universidade Estadual de Maringá – e a ligação ao Conjunto Universidade. A escola deve estar pronta em um ano. Lá os alunos poderão ter aulas na área do vestuário, tecelagem e cursos técnicos em química, administração, segurança do trabalho, vendas e recursos humanos.

 

“Para implantação desta escola, foi realizada inicialmente uma pesquisa que apontou os cursos que exigem maior demanda. O critério de seleção partiu de uma análise nas planilhas da pesquisa. Esperamos que a escola entre em funcionamento já no início de 2011”, afirmou a chefe do NRE.

 

A escola contará com laboratórios específicos para cada uma das áreas, desde situações ligadas diretamente à confecção até laboratórios de química, onde alunos aprenderão como trabalhar em lavanderias industriais, manuseio com produtos químicos e outros.

“Este assunto, a Educação Profissional, compreende um processo de escolarização que propicia ao educando uma formação integral, onde os conhecimentos básicos e específicos se concretizam num único currículo tendo como dimensões o trabalho, a ciência e a tecnologia. O foco principal desta nova escola será juntar o conhecimento de Ensino Médio com estágio”, finaliza Claudete. O local contará com várias salas de aula, auditório, uma moderna biblioteca e além de outros espaços.