Imprimir

Conferência de educação indica novos caminhos

 

A Conferência Municipal de Educação de Cianorte, realizada no sábado, 30, resultou em propostas como a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente; cumprimento da hora atividade e equiparação salarial com outras profissões que exigem a mesma formação. Evento reuniu professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, gestores e pais, e foi aberto pelo prefeito Edno Guimarães.

 

A Conferência Municipal de Educação de Cianorte, realizada no sábado, 30, com expressiva presença de representantes do setor, resultou em propostas como a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente; cumprimento da legislação quanto à hora atividade; equiparação salarial com outras profissões que exigem a mesma formação; políticas sociais para superar a violência no ambiente e educacional; e remuneração digna e legitimada através do Plano de Carreira.

 

Durante todo o dia, professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, gestores, pais e representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação e grêmios estudantis dividiram-se em 12 grupos de trabalho. Obedecendo ao objetivo básico da Conferência Nacional de Educação (Conae), todos puderam expressar sua opinião. Cada grupo analisou 12 propostas diferentes para melhorar a educação do nível fundamental ao superior, profissional e tecnológico, além das demais modalidades.

 

O prefeito Edno Guimarães destacou a Educação como prioridade. “Não medimos esforços para a realização desta primeira etapa da Conae, que vai permitir a discussão local das responsabilidades, dos compromissos e das diretrizes que serão referências para a definição de políticas educacionais”, afirmou. Os presentes assistiram uma apresentação das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, para proporcionar uma educação de qualidade no município.

 

As professoras Sandra Cassol e Eliana Koepsel, ambas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), proferiram a palestra “Gestão Democrática” e o professor e advogado Paulo César de Souza, apresentou o tema “Inclusão”. Encerrando o período da manhã, a professora Janeslei Aparecida Albuquerque proferiu palestra sobre a construção de um Sistema Nacional de Educação.

 

A tarde foi dedicada à apresentação das propostas que, segundo Zilma Lima, chefe da Divisão de Educação da Secretaria Municipal de Educação, “indicam caminhos para a definição e políticas educacionais que promovam a inclusão social e valorizem a diversidade”. Agora, a comissão organizadora da etapa municipal tem até 30 de junho para apresentar um relatório das propostas, que serão apresentadas na Conferência Estadual de Educação, marcada para o segundo semestre em Curitiba.

 

A abertura da conferência reuniu ainda o professor Pedro Edgar Moreno Aguilera, secretário municipal de Educação; professora Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy – vereadora Kika, Claudete Jacomini, chefe do Núcleo Regional de Educação; o professor Marcos Antônio Flauzino dos Santos, diretor da UEM – Campus Regional de Cianorte, e outras autoridades.