Imprimir

Projeto Futuro Integral oferece atividades diferenciadas a estudantes de Umuarama

Umuarama - Em Umuarama, duas escolas participam do projeto Futuro Integral que envolve 80 alunos do Colégio Estadual Bento Mossurunga e do Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho. Os alunos do dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio têm aulas três vezes por semana de raciocino lógico e de letramento em ampliação de jornada.
O projeto do Sistema Fecomércio Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, oferece atividades de complementação curricular. “A proposta é oferecer uma formação integral ao aluno com estratégias metodológicas diferenciadas para despertar a curiosidade e promover a aprendizagem”, disse a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria da Educação, Juara Ferreira.
Além das aulas na escola, o projeto prevê uma série de atividades para reforçar o que é aprendido em sala de aula. Entre elas estão as visitas pedagógicas, como as realizadas no comércio e agências bancárias de Umuarama, e ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá.
“É uma aproximação com a realidade que ajuda não somente na escola”, comentou a aluna do 2º ano do ensino médio do Bento Mossurunga, Angélica Alves, 16 anos.
A interação entre os estudantes também é estimulada com o projeto. “Temos alunos de várias séries que pensam diferente, têm opiniões diferentes. Nós aprendemos a nos respeitar. Isso ajuda na socialização”, disse a aluna do 2º ano do ensino médio do Alberto Tomazinho, Micaela Silva, 16 anos.
A comunidade escolar também sai ganhando com o projeto. Os professores têm cursos de formação com temas solicitados pelos próprios profissionais, como aconteceu na última semana pedagógica realizada na sexta-feira passada. “Não são apenas os alunos que ganham com esse projeto, mas é uma ação positiva para toda a escola”, comentou a diretora auxiliar, Ezi de Mello Jander.

Envolvendo toda a família
O projeto ainda oferta palestras e oficinas para os familiares sobre geração de renda e de incentivo para participarem mais das atividades realizadas pela escola. Para os demais alunos da escola são oferecidas todas as quartas-feiras oficinas de cultura, contação de história e de fantoches.
A metodologia utilizada pelo Sesc é a pedagogia de projetos. “Os temas dos trabalhos são desenvolvidos conforme o surgimento dos assuntos de interesse dos estudantes, mas relacionados com as áreas de aprendizagem do projeto”, explicou o técnico de atividades na educação do Sesc Umuarama, Alexandro Salgado. Ele também ressaltou que o sucesso do projeto depende que escola ofereça todo o apoio necessário.
Em 2012, 96 escolas de 24 municípios participaram do programa Futuro Integral. Foram criadas 119 turmas para atender mais de 2,2 mil estudantes. Ainda foram realizadas quase 10 mil oficinas de formação continuada para profissionais da educação e outras mais de 22 mil para a comunidade escolar. Em 2013 estão abertas até o momento 149 turmas atendendo cerca de 3.800 alunos de forma direta.

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=44772&Not=Projeto%20Futuro%20Integral%20oferece%20atividades%20diferenciadas%20a%20estudantes%20de%20Umuarama