Imprimir

UEM: Os novos coordenadores da área ambiental são de Umuarama

A área ambiental da Universidade Estadual de Maringá/UEM é composta pelos cursos de Tecnologia em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental e passa por um importante momento. Desde que foram criados os cursos de Engenharia, é a primeira vez que a coordenação e a coordenação adjunta são compostas por docentes de Umuarama. “É sinal de que a área ambiental vem ocupando seu espaço pelo desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, atraindo profissionais que decidam ficar em Umuarama”, afirma o professor Adalberto Takeda, coordenador do curso de Tecnologia em Meio Ambiente.
Os cursos da UEM na área ambiental só existem em Umuarama. Os demais cursos de engenharia, além de Umuarama, são também ofertados no campus sede em Maringá. “Hoje, quem decide em graduar-se na área ambiental pela UEM, decide também por viver em Umuarama”, comenta a professora Vanessa Gonçalves, que se mudou de Curitiba para trabalhar na UEM.
A coordenação adjunta dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente é feita pelos professores Alessandro Rocha e Vagner Batistela, respectivamente.
A criação do curso de Engenharia Ambiental foi significativa para Umuarama. “O momento é de consolidar ainda mais esta área em expansão. Desse modo, estamos trabalhando pelo processo de reconhecimento do curso junto ao MEC e pelo desenvolvimento de atividades que visam retribuir à sociedade umuaramense a confiança depositada na UEM”, salientou o professor Alessandro Rocha.
Outro ponto importante são as pesquisas. “O aumento expressivo da quantidade e qualidade dos trabalhos publicados em Congressos Nacionais e Internacionais são indícios do fortalecimento das atividades de pesquisa na área ambiental, a envolver cada vez mais acadêmicos” afirma Vagner Batistela, coordenador adjunto do curso de Tecnologia em Meio Ambiente.
No plano de metas para o próximo biênio constam ações objetivas, como ultrapassar a marca de 50 trabalhos entre publicações em revistas, livros e apresentações em congressos. Outra importante meta refere-se à pesquisa aplicada, já que a área está na iminência de gerar sua primeira patente tecnológica.

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=UEM:%20Os%20novos%20coordenadores%20da%20%C3%A1rea%20ambiental%20s%C3%A3o%20de%20Umuarama&NotID=41587