Imprimir

Prefeitura está finalizando a 1ª etapa de obras no antigo IBC

Umuarama - O Centro Empresarial e Tecnológico (CET), implantado nos armazéns do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Avenida Padre José Germano Neto Júnior, está quase pronto para ser inaugurado. Nesta semana, a prefeitura realiza obras de reperfilamento asfáltico e em breve será iniciada a pintura da parte frontal dos barracões. “Estará tudo pronto até o dia da inauguração, marcada pelo prefeito Moacir Silva para 16 de junho. E as empresas instaladas na incubadora estão a pleno vapor, produzindo e empregando centenas de trabalhadores”, disse o secretário municipal de Indústria e Comércio, Romulo Jonas Rauen.
A inauguração está inserida na programação do 57º aniversário de Umuarama. Além da geração de empregos, o CET vai agregar tecnologia à indústria local, investimentos favorecidos pela redução nos custos das empresas, que tiram o aluguel da planilha de custos por cinco anos. “Esse prazo pode ser prorrogado, se houver interesse das empresas”, acrescentou o secretário.
O município está investindo cerca de R$ 300 mil em obras de infraestrutura, incluindo sala para capacitação de trabalhadores e qualificação de artesãos. Um portal também será construído para identificar a incubadora. Dentro dos barracões, as empresas ergueram 4,5 mil m² de paredes, utilizando 60 mil blocos de concreto. A área total dos armazéns é de 34,3 mil m², com 15.690 m² de benfeitorias. Estão instaladas no CET as confecções Sabatini, Ehlers, Massias, Strabeli, Miluan, JDL e Mariel, além da indústria de móveis planejados Delta Sul, que fabrica as cozinhas Balaroti.
O secretário Romulo Rauen lembra que a Prefeitura também faz parte do condomínio que gerencia a estrutura. “Na segunda etapa do projeto, programada para o segundo semestre deste ano, será instalada na parte do município a Incubadora Tecnológica (Intec), que vai fomentar ideias voltadas ao campo da tecnologia. As iniciativas que forem acolhidas terão apoio e orientação de professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para que possam se desenvolver”, explicou.
Em outro espaço, também reservado pelo município, haverá treinamento para futuros empreendedores e qualificação para trabalhadores, preparando melhor a mão-de-obra para o mercado de trabalho. “Com a instalação destas empresas, possibilitamos a geração de 250 empregos, inicialmente, mas quando a capacidade plena dessas indústrias estiver instalada temos certeza de que mais vagas serão abertas e ocupadas por trabalhadores de Umuarama”, estimou o prefeito Moacir Silva.
 

HISTÓRIA

A cessão dos barracões para a prefeitura encerrou uma batalha do prefeito Moacir Silva, com apoio do deputado federal Osmar José Serraglio, para ocupar uma grande estrutura que há décadas estava ociosa em Umuarama. “O contrato de cessão de uso foi assinado em 1º de março de 2010, uma data muito importante para a cidade. Depois disso trabalhamos para possibilitar a ocupação, por parte das empresas, garantindo empregos, redução de custos e maior rentabilidade para os empresários, que deixam de pagar aluguel”, destacou o prefeito.
Pelo sistema de condomínio, cada empresa paga apenas as despesas com água e energia elétrica. “Após mais de 25 anos fechado, o espaço está sendo plenamente utilizado. E será ainda um dos mais bem estruturados, entre os barracões cedidos pelo governo em todo o Estado”, reforçou Moacir Silva.

http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Prefeitura%20est%C3%A1%20finalizando%20a%201%C2%AA%20etapa%20de%20obras%20no%20antigo%20IBC&NotID=24424