Imprimir

Incubadora Tecnológica terá verba do Sebrae para implantar centro de apoio

Umuarama – A Incubadora Tecnológica de Umuarama será contemplada com uma verba de aproximadamente R$ 50 mil para implantar o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE). A estrutura tem como objetivo a padronização de todos os empreendimentos instalados na incubadora, que deverá ser inaugurada no mês de junho.
A verba para a incubadora de Umuarama será repassada à Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de um convênio que será firmado no próximo mês de junho. Além da incubadora de Umuarama, também serão contempladas com verbas do Sebrae as incubadoras de Londrina e Cornélio Procópio.
Com a verba, a direção da Incubadora Tecnológica de Umuarama deverá contratar uma empresa de consultoria, que ficará responsável por todo o processo de padronização dos empreendimentos. O processo é semelhante ao realizado para a concessão da certificação de qualidade ISO (Organização Internacional para Padronização, em português).

CERNE
O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) foi criado numa parceria entre o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o objetivo de aprimorar a gestão de empresas em processo de incubação. A metodologia busca ampliar a taxa de sucesso das empresas incubadas, por meio de soluções criativas.
Para alcançar seu objetivo, o CERNE trabalha em três níveis. No nível “empreendimento” são observados os sistemas diretamente ligados à operacionalização da empresa incubada, desenvolvimento de produtos e serviços, acesso a capitais e mercados, gestão e desenvolvimento pessoal dos empreendedores.
No nível “processo” entram os sistemas ligados aos processos de prospecção, geração, desenvolvimento e graduação dos empreendimentos inovadores. E por fim, no nível “incubadora”, trata-se dos sistemas referentes às finanças, pessoas e o relacionamento da incubadora com o seu entorno.

http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Incubadora%20Tecnol%C3%B3gica%20ter%C3%A1%20verba%20do%20Sebrae%20para%20implantar%20centro%20de%20apoio&NotID=22715