Imprimir

Umuarama inicia coleta de sugestões para integrar agenda da conferência “Rio+20”

Umuarama – O Comitê Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável “Rio+20” realizou na tarde de ontem, no auditório da Prefeitura de Umuarama, a reunião para formação do comitê regional que vai apresentar propostas e sugestões a serem acrescentadas à agenda da conferência mundial do meio ambiente, que acontece de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
O encontro foi comandado pela coordenadora do Fórum Permanente da Agenda 21 na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosana Vicente Gnipper. Ao todo, inscreveram-se para integrar o Comitê Regional representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da APP-Sindicato, das prefeituras de Umuarama e Iporã, da Polícia Ambiental (Força Verde), dos estudantes e da comunidade umuaramense.
Apesar da ausência de representantes dos empresários, sindicatos, associações e comitês regionais, Rosana Gnipper avaliou positivamente a reunião realizada em Umuarama. “Em todas as reuniões regionais realizadas até agora pudemos perceber que o tema da Rio+20, que é o desenvolvimento sustentável, ainda está longe da agenda do cidadão comum, por isso a participação em número de pessoas não é significativa”, disse.
“Porém, dentre estas pessoas que comparecem, a gente percebe um grande interesse pela discussão não só do tema da conferência, mas das soluções práticas que podem ser adotadas para melhorar a vida de cada cidade”, acrescenta Rosana. Hoje a reunião acontece em Londrina, e o ciclo de 11 reuniões regionais encerra no próximo dia 26, em Paranaguá. Já sediaram encontros os municípios de Umuarama, Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Jacarezinho, Francisco Beltrão, Cascavel, Campo Mourão e Curitiba.

Crítica
Apesar de reconhecer avanços nos 20 anos decorridos desde a realização da Eco-92, primeira grande conferência mundial sobre clima e desenvolvimento sustentável, a coordenadora do Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná destaca que os temas discutidos na reunião de 1992 praticamente se repetem na pauta de discussões deste ano.
“Há 20 anos já se falava em desenvolvimento sustentável, foram criadas metas e mais metas para as décadas seguintes, mas hoje se percebe que muita coisa deixou de ser feita, e agora vamos debater os mesmos assuntos na Rio+20”, disse Rosana. De acordo com ela, isso se deve ao fato de que, em se tratando de meio ambiente, “os danos são causados muito rápido, mas a reversão é lenta e complicada”.
 

Entenda o que é a Rio+20
e quais são seus objetivos

A próxima Cúpula da Terra Rio+20 – oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. O encontro é uma nova tentativa das Nações Unidas para progredir em relação ao compromisso dos Estados e da comunidade mundial com as grandes mudanças deste século XXI.
O chamado das Nações Unidas é ambicioso, pois propõe “estabelecer os alicerces de um mundo de prosperidade, paz e sustentabilidade”. Duas questões, estreitamente ligadas, colocam-se no alvo da cúpula: uma economia verde em prol da sustentabilidade e da erradicação da pobreza; e a criação de um marco institucional para o desenvolvimento sustentável. Todavia, Rio+20 deve representar um passo à frente.
Não poderá haver gestão eficaz das interdependências, conforme as necessidades, sem uma ampla convergência e um diálogo real entre todos os povos e cidadãos do planeta, sem abandonos de soberania dos Estados, sem fundamento coletivo dos alicerces de um governo mundial legítimo, democrático e eficaz. Esse gigantesco canteiro de obras, de longa duração, só está no início. (Fonte: Portal Rio+20)

http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Umuarama%20inicia%20coleta%20de%20sugest%C3%B5es%20para%20integrar%20agenda%20da%20confer%C3%AAncia%20%E2%80%9CRio+20%E2%80%9D&NotID=22410