Imprimir

Incubadora Tecnológica inicia processo seletivo de interessados em Umuarama

alt

Umuarama – A Incubadora Tecnológica de Umuarama iniciou nesta semana o processo de seleção de empreendedores interessados em participar da iniciativa. O projeto, que será instalado numa área de 1.200 metros quadrados nos barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), tem como objetivo oferecer estrutura física e de comunicações (energia, telefone e internet) para incentivar o desenvolvimento de ideias e projetos de inovação.
A Incubadora Tecnológica é uma parceria da Prefeitura de Umuarama, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curso e Colégio Alfa, Associação Comercial e Industrial (ACIU), Sindicato Rural Patronal e Sindicato dos Lojistas. Porém, como explica o presidente do Conselho Gestor e diretor do campus de Tecnologia da UEM, Osvaldo Joaquim dos Santos, a adesão de novos parceiros é sempre bem vinda.
“Começamos com estas instituições, mas todos os interessados em participar podem nos procurar, nossa intenção é reunir o maior número de entidades que possam colaborar para o desenvolvimento tecnológico da nossa região”, afirmou Santos. O edital de convocação dos projetos já foi publicado, e o projeto agora passa a ser divulgado em empresas e escolas técnicas.
Além da estrutura para cada empreendedor, a área reservada à Incubadora Tecnológica nos barracões do IBC abrigará um auditório, salas para aplicação de cursos de empreendedorismo e a secretaria do projeto. A Prefeitura repassa R$ 2.880,00 mensais à Incubadora, verba empregada na remuneração de um gerente do projeto e nas despesas com água, luz e material de escritório.

Seleção
A seleção dos projetos será feita pelo Conselho Gestor da Incubadora, composto por um representante de cada entidade parceira. Todos os empreendedores inscritos terão direito a frequentar um curso gratuito no Sebrae, voltado para o setor de inovação tecnológica. Porém, na primeira fase do projeto, apenas 12 projetos devem ser abrigados na Incubadora Tecnológica.
“Os projetos poderão ficar instalados na incubadora por um período de dois anos, prorrogáveis por mais seis meses, e após este tempo devem deixar a estrutura e se colocar no mercado”, diz Osvaldo Santos. Ele explica que este período máximo de 30 meses é suficiente para que os empreendedores “testem” a viabilidade de seus projetos e se insiram no mercado.
“Durante todo este tempo de incubação, os empreendedores terão à disposição o apoio integral das instituições vinculadas ao projeto, tanto na questão administrativa quanto na utilização de estruturas físicas como laboratórios”, concluiu Osvaldo Santos. Provisoriamente, a secretaria da Incubadora Tecnológica está instalada no Sindicato Rural Patronal, e mais informações podem ser obtidas pelo fone (44) 3056-5727.

http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Incubadora%20Tecnol%C3%B3gica%20inicia%20processo%20seletivo%20de%20interessados%20em%20Umuarama&NotID=21928