Imprimir

Desafio Sebrae mobiliza universidades no Noroeste

As inscrições para o Desafio Sebrae, um dos maiores jogos virtuais de empreendedorismo do mundo, começaram há semanas e a movimentação é grande em todo o Estado. No Noroeste, a expectativa do Sebrae é visitar as instituições de ensino superior em Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
Érica Cristina Sanches, consultora do Sebrae da Regional Noroeste, explica que, num primeiro momento, a apresentação do jogo está sendo direcionada a diretores, coordenadores e professores das universidades. A idéia é convence-los a utilizar o jogo também nas aulas, como exemplo de ferramenta de gestão empresarial. O Desafio Sebrae, que está em sua 9ª edição, acontece em todo o Brasil e traz para os participantes, neste ano, a tarefa de administrar uma empresa de calçados femininos.
"O grande ganho para o universitário é o de vivenciar o meio empresarial na prática, o é que uma empresa, quais são as interfaces de um negócio, o que ele precisa saber sobre finanças e mercado, por exemplo. Além de ser uma oportunidade de vivenciar seu lado empreendedor e visualizar o seu potencial profissional", avalia Érica Sanches.
Além de sensibilizar as instituições de ensino e os estudantes, a expectativa do Sebrae com toda essa mobilização é manter a região Noroeste com um número significativo de inscrições. Em 2007, só a Universidade Estadual de Maringá (UEM) inscreveu 1.019 alunos e foi classificada como a instituição de ensino que realizou o maior número de inscrições de universitários em todo o País, seguida pela Universidade de São Paulo (USP), com 990.
As inscrições para o Desafio Sebrae 2008 vão até 30 de abril e devem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Os estudantes devem formar equipes de três a cinco integrantes, regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. A taxa de inscrição é de R$ 30.