uem-na-midia
    23-10-2024
    O projeto Gira Cultura UEM, que visa a circulação de atividades artístico-culturais entre as cidades que abrigam os campi regionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), viabilizará a apresentação da Orquestra de Câmara da UEM em Ivaiporã.

    Trata-se de um concerto com duração de uma hora com repertório que abrange desde o período barroco, de compositores europeus, até o contemporâneo e compositores brasileiros.

    A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O evento acontece na quinta-feira, 24 de outubro, às 19h30 no Centro Cultural Olívia Hauptmann de Ivaiporã.

    A ação integra o selo Ocupa UEM - Arte e Cultura.

    uem-abre-inscricoes-para-vestibular-de-verao-e-pas-2024-confira-as-orientacoes
    02-10-2024
    Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão e o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os vestibulandos podem efetuar inscrição por meio do site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou do App Vestibular UEM, até o dia 5 de novembro.

    Para se inscrever, basta acessar o site ou o aplicativo, selecionar o concurso desejado e prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. Mais orientações estão disponíveis nos editais de abertura dos concursos e nos manuais do candidato do Vestibular de Verão e do PAS 2024, publicados nesta terça-feira (1º) pela CVU.

    Em ambos os processos seletivos, o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até 7 de novembro. O período para solicitação de isenção da taxa, também aberto nesta terça-feira (1º), se estende até o dia 10 de outubro - podem solicitar o não pagamento da taxa de inscrição candidatos regularmente registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de famílias com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

    Já a divulgação do edital com a relação de inscrições homologadas e não homologadas ocorre a partir de 12 de novembro.

    Ao todo, os processos somam 1.266 vagas para mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o campus sede, em Maringá, e outros cinco campi regionais da instituição - Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Ambos os concursos preveem o ingresso dos aprovados em março do ano que vem, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil.

    Outra novidade é que tanto Vestibular de Verão quanto PAS ofertam vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM - Engenharia Têxtil e Serviço Social, no campus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Campus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.

    PAS – As provas do PAS serão aplicadas em 1º de dezembro, em Maringá e em mais dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.

    Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada prova é acumulado e determina o escore final do estudante no processo.

    Neste ano, os candidatos à terceira etapa do PAS concorrem a 374 oportunidades de ingresso – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).

    VESTIBULAR DE VERÃO– O Vestibular de Verão 2024 oferta 892 vagas de graduação – 489 para ampla concorrência e 403 destinadas às cotas. A prova está marcada para 12 de janeiro de 2025, com aplicações nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

    Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas ainda assim terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

    Mais informações sobre ambos os concursos estão disponíveis nos sites do Vestibular de Verão e do PAS, bem como no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    festival-paraolimpico-do-vale-do-ivai-reune-mais-de-12-mil-pessoas
    02-10-2024
    Alunos, professores, pais, professores e acadêmicos do curso de Educação Física, de 35 municípios do Paraná, estiveram em Ivaiporã participando da 8ª edição do Festival Paraolímpico do Vale do Ivaí. O evento é organizado pela UEM, campus Ivaiporã, com apoio do Núcleo Regional de Educação, Secretaria de Estado do Esporte e Prefeitura de Ivaiporã. O festival deste ano bateu recorde no número de participantes e de instituições representadas, sendo quase 900 alunos envolvidos e 42 instituições representadas.

    O festival foi criado em 2014 e vem sendo realizado de forma consecutiva desde então, sendo interrompido por apenas dois anos, por conta da pandemia da Covid-19. O primeiro festival teve a participação de 8 instituições e a grande adesão deste ano mostra seu crescimento.

    Na abertura do evento, o idealizador do evento e professor de Educação Física da UEM, Ricardo Carminato, destacou que o aumento no número de participantes se deve ao trabalho bem realizado nos anos anteriores. “Estamos mostrando para todo mundo o que a UEM e o curso de Educação Física têm para dar como retorno à sociedade”, salienta.

    Ele pontua que o trabalho sério de todos os envolvidos fez o festival crescer, além dos parceiros que estão desde a primeira edição. “Hoje, temos aproximadamente 1,2 mil pessoas participando desse evento fantástico e, certamente, é o maior festival do Brasil e o nosso objetivo é que, ao final do dia, os participantes se sintam felizes”, ressalta o professor.

    Com a tendência de crescimento para os próximos anos, Ricardo Carminato revela a preocupação com o tamanho do evento, mas salienta que a essência do festival será mantida, pois o objetivo é atender o público que, muitas vezes, tem dificuldade em participar de jogos escolares ou competições que acontecem em mais de um dia. “Vamos procurar sempre melhorar o evento e acomodar mais pessoas, mas sem mudar o formato, que está sendo construído a muitas mãos pelas escolas e professores”, pontua.

    A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, participou da abertura do festival e disse que o evento é referência em todo o Brasil pela quantidade de alunos participantes e também pela excelente organização. “O festival está tornando Ivaiporã um polo no esporte paraolímpico e na integração das pessoas com deficiência junto à sociedade”, cita a vice-reitora.

    Ela salienta que, para a UEM, o evento também é importante para promover o contato dos participantes com a universidade e mostrar que eles podem ser estudantes do ensino superior. “Temos cursos importantes em Ivaiporã, como Serviço Social, Educação Física e História e queremos ampliar a presença da UEM em Ivaiporã”, pontua a vice-reitora.

    Participantes elogiam organização do evento
    O Festival Paraolímpico tem crescido nos últimos anos e atraído participantes de municípios de fora do Vale do Ivaí. José Marcos de Godoy, professor da Apae de Marialva, trouxe alunos para participar pela primeira vez do festival. Para ele, a maior motivação para percorrer cerca de 160 quilômetros para participar do evento é ver a alegria e motivação dos alunos. “A participação dos alunos em atividade fora da escola faz com que se sintam valorizados e que fazem parte da sociedade como um todo; por isso, procuramos trazer alunos um pouco mais velhos e que podem sair da escola para ter um dia diferente”, pontua.

    A coordenadora do Centro de Referência Paraolímpico de Telêmaco Borba, Silvana Dias, acompanhou os cerca de 40 alunos e professores que viajaram quase 200 quilômetros para participar do evento. Além dos alunos, alguns pais vieram a Ivaiporã acompanhando os filhos. “Trouxemos os pais junto para verem os filhos competindo, eles se sentem muito orgulhosos e parte do processo e é muito importante para que eles possam estimular a participação nessa atividade”, pontua. Silvana Dias comenta que, apesar da distância e do sacrifício de acordar às 4 da manhã para a viagem, o esforço compensa muito, porque as pessoas com deficiência ficam muito em casa e o festival é uma oportunidade de competirem e entenderem a importância da atividade física.

    Essa é a segunda vez que o Centro de Referência de Telêmaco Borba participa do festival e a coordenadora parabenizou a organização, destacando que, em relação ao ano passado, houve melhoras e isso incentiva que as instituições possam trazer mais alunos. “Só temos que agradecer e pedir para que o festival continue para podermos vir mais vezes”, salienta.

    O Festival Paraolímpico do Vale do Ivaí recebeu pela primeira vez o patrocínio de uma empresa nacional, a Piracanjuba. O supervisor de merchandising para o Paraná, Maurício Franklin de Souza, participou do evento e destacou que o apoio ao festival se deve ao fato de ser direcionado a crianças e portadores de deficiência. “Nós gostamos de fazer o bem e esse é o nosso foco e, em todo o tempo de trabalho na empresa, nunca vi algo tão maravilhoso e com tantas crianças envolvidas. Estamos felizes em participar”, ressalta.

    uem-promove-maior-edicao-do-festival-paralimpico
    17-09-2024
    O campus regional da UEM (Universidade Estadual de Maringá), em Ivaiporã, promove na quarta-feira, 25 de setembro, a 8ª edição do Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, que promete ser a maior já realizada. Até o começo desta semana, estavam inscritos 887 alunos atletas com deficiência, que representarão 41 instituições de 34 municípios de todo o Paraná. Estão confirmadas escolas e instituições de toda a região Vale do Ivaí e de municípios como Pinhão, Telêmaco Borba, Maringá, Mandaguari, Marialva, Marquinho, entre outros. Esses alunos serão acompanhados por 152 professores e a organização contará com a participação de 120 acadêmicos do curso de Educação Física e professores, além da participação de 100 voluntários, de grupos de pessoas da cidade que ajudarão na área de alimentação e outros serviços, totalizando mais de 1,2 mil pessoas envolvidas no evento. “Esse é o maior número de pessoas envolvidas em todas as edições e faz com que este seja o maior evento do Brasil nesse formato e voltado ao público específico”, salienta o coordenador do curso de Educação Física da UEM Ivaiporã e idealizador do festival, Ricardo Carminato.

    O evento acontecerá no Estádio Municipal Manoel Fernandes Silva, em Ivaiporã, e tem início programado para as 8h30. Os participantes disputarão diversas provas de atletismo, mas o festival não tem caráter de competição, já que todos os participantes são premiados. O crescimento do evento ao longo dos anos chamou a atenção de várias entidades e patrocinadores e isso tem aberto portas. “Já tínhamos notoriedade estadual, tanto que fomos credenciados para receber o Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro e, nesse ano, estamos tendo referência nacional”, cita o professor. Tanto que o festival terá como um dos patrocinadores a empresa Piracanjuba, que nesse ano foi a patrocinadora do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), além de outros apoiadores regionais e locais, como o Sicredi, entre outras empresas parceiras.

    Ricardo Carminato acredita que esse crescimento se deve à organização e ao formato adotado nas oito edições do evento, em que a prioridade é o esporte inclusivo. “Todos que vêm, podem participar, independentemente do nível, e muitos deles não teriam outra competição para participar a não ser o festival paralímpico”, salienta.

    O fato do festival ocorrer em um único dia também facilita que os professores, especialmente de cidades mais distantes, tragam seus alunos, que passam o dia na competição e retornam para a casa à tarde. Além disso, também facilita a vinda de mais professores, que podem acompanhar os alunos com uma limitação maior. “Esse é um formato que as Apaes querem e possibilita que mais escolas possam vir a Ivaiporã e participar do festival”, salienta.

    Ele pontua que é desafiador, mas também muito recompensador realizar o festival. “O que deixamos bem claro é que se, ao final do dia, tivermos sorrisos dos nossos atletas, todo o nosso esforço valeu a pena”, relata.

    Além da UEM, o evento conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã (NRE), da Secretaria Estadual de Esportes do Paraná e do município de Ivaiporã.

    Para a professora Andreia Paula Basei, chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano da UEM de Ivaiporã, o festival também é muito importante para a formação dos futuros profissionais de educação física. “Essa é uma experiência muito importante em termos de formação, porque além da organização do evento em si, os alunos também colocam em prática, no dia a dia, os conhecimentos trabalhados nas disciplinas do currículo do curso, como atletismo, organização de eventos e o trabalho de esportes para pessoas com deficiência, que precisam de ser incluídas”, pontua a professora Andreia Basei.

    O Festival também possibilita que os participantes congreguem os conhecimentos construídos durante o curso e esse é um diferencial na formação. “Esse é um momento que eles saem da sala de aula e podem colocar os conhecimentos em prática, ter contato com as pessoas com deficiências e ver suas potencialidades”, cita a professora.

    Confira as instituições já confirmadas no Festival Paralímpico
    ESCOLA DR. EMÍLIO MUDREY – APAE DE BOA VENTURA SÃO ROQUE
    ESCOLA MARY ABELA MICALLEF – APAE DE FAXINAL
    ESCOLA ESPECIAL LIONS CLUBE – APAE DE ARAPONGAS
    APAE DE ROSÁRIO DO IVAÍ
    APAE DE MARQUINHO
    ESCOLA ANTÔNIO RAIMUNDO QUINTILIANO – APAE DE NOVO ITACOLOMI
    ESCOLA ZILDA ARNS – APAE DE QUINTA DO SOL
    ESCOLA LUCIA BRAGHIROLLI RECH – APAE DE JARDIM ALEGRE
    ASSOCIAÇÃO DE TENIS DE MESA DE JARDIM ALEGRE - ATEMEJA
    ESCOLA REYNALDO REHDER FERREIRA - APAE DE MARINGÁ
    ESCOLA DIOGO ZULIANI – APAE DE MARINGÁ
    APAE DE IVAIPORÃ
    ESCOLA MARIO CIVIDINI – APAE DE BORRAZÓPOLIS
    APAE DE ARIRANHA DO IVAÍ
    ESCOLA ROSA ALVES - APAE DE LIDIANÓPOLIS
    APAE GRANDES RIOS
    ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO PRINCESA ISABEL - GRANDES RIOS
    COLÉGIO ESTADUALMARECHAL FLORIANO PEIXOTO – GRANDES RIOS
    ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOSÉ LOPES – GRANDES RIOS
    COLÉGIO ESTADUAL COMENDADOR GEREMIAS LUNARDELLI – GRANDES RIOS
    ESCOLA PROFESSORA YARA SERAFIM – APAE DE BARBOZA FERRAZ
    ESCOLA GODOY MOREIRA – APAE DE GODOY MOREIRA
    APAE DE RIO BRANCO DO IVAÍ
    ESCOLA LEANDRO APARECIDO KELLER - APAE DE KALORÉ
    ESCOLA PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA – APAE DE MARIALVA
    ESCOLA EMÍLIO MUDREY – APAE DE TURVO
    ESCOLA MÃOS DE LUZ – APAE DE RESERVA
    ESCOLA SÃO JOÃO DO IVAÍ – APAE DE SÃO JOÃO DO IVAÍ
    ESCOLA DOM JAIME LUIZ COELHO – APAE DE MANDAGUARI
    APAE DE MANOEL RIBAS
    ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS – APAE CÂNDIDO DE ABREU
    ESCOLA PADRE ESTANISLAU SOSNOWSKI – APAE DE MATO RICO
    PREFEITURA MUNICIPAL DE TELÊMACO BORBA
    ESCOLA PEQUENO PRINCIPE – APAE DE PINHÃO
    ESCOLA REVIVER – APAE DE CAMPINA DO SIMÃO
    ESCOLA CLODOALDO SANTOS DE FRANÇA - APAE DE PITANGA
    ESCOLA LÍDIA CETUCO KOSUDI - APAE DE ASTORGA
    ESCOLA IRMÃ ESTER PAVAN – APAE DE SANTA MARIA DO OESTE
    ESCOLA ADELINA MEURER – APAE NOVA TEBAS
    ESCOLA EDUCARE – APAE DE MAUÁ DA SERRA
    APAE DE CAMPO MOURÃO

    uem-na-midia
    23-01-2024
    Na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, a partir das 19h30, o curso de educação física do Campus Regional do Vale do Ivaí da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove o 1º Ciclo de Debates: História e Formação em Educação Física. Os temas abordados serão gestão em educação física, treinamento no paradesporto, intervenção em saúde e educação física escolar.

    O convidado do primeiro dia de evento é o professor Vitor Kovalski, gestor em educação física do Sesc Ivaiporã. A segunda parte da atividade acontece no dia 5 de fevereiro, com a presença de outros profissionais da área convidados.

    O evento tem como objetivo dialogar com profissionais de educação física atuantes no mercado a relação estabelecida entre a história da formação acadêmica e os desdobramentos que levaram a escolha da área em que exercem a profissão.

    As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 26 de janeiro, na secretaria do campus. Haverá certificação para os inscritos.

    Página 1 de 3

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2025 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.