Imprimir

Professores da UEM são punidos por assédio sexual contra alunas

Dois professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram punidos por assédio sexual contra alunas, segundo portaria divulgada nessa terça-feira (27). Ambos são do Departamento de História da instituição. Moacir José da Silva recebeu uma suspensão, sem remuneração, pelo período de 90 dias; e Itamar Flávio da Silveira foi punido com uma pena disciplinar de repreensão - aplicada por escrito em caso de desobediência ou falta de cumprimento dos deveres.

O reitor da UEM, Mauro Baesso, acolheu parcialmente o relatório final apresentado pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. A sugestão era que Moacir fosse demitido e que Itamar recebesse a suspensão de 90 dias, sem remuneração.

Na portaria, Baesso explica: "Após detida análise do conjunto probatório, verifico que as sanções disciplinares sugeridas pela comissão processante não guardam proporcionalidade com as naturezas das infrações efetivamente comprovadas nos autos".

A reportagem do Diário entrou em contato com a Assessoria de Comunicação Social (ASC) da UEM, que informou que o reitor Mauro Baesso não vai se pronunciar sobre o caso.

Na manhã de ontem, estudantes protestaram na reitoria contra as penas determinadas por Baesso. Eles consideram que as punições são muito brandas. Os nomes das acadêmicas que fizeram a denúncia não foram divulgados.

A reportagem tentou contato o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para comentar o assunto, mas não teve retorno.

A defesa de ambos os professores, o advogado Bruno Gimenes Di Lascio, informou que vai recorrer e publicou a seguinte nota: "Os professores tomarão todas as providências cabíveis para que não sejam alvo de patentes injustiças, tanto internamente, na Administração Pública, quanto externamente, no Poder Judiciário, para que a "caixa-preta" deste processo seja finalmente desmitificada". Por telefone, ele enfatizou: "Ainda vamos avaliar as medidas a tomar, mas certamente vamos, de algum modo, impugnar essa decisão.

http://maringa.odiario.com/maringa/2018/03/professores-da-uem-sao-punidos-por-assedio-sexual-contra-alunas/2478049/